Luma Danielle Centurion
ImprimirO Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS ) decidiu adiar, mais uma vez, o retorno gradual do atendimento presencial em suas agências em todo o Brasil, por conta da pandemia do coronavírus.
A última informação era de que os servidores deveriam retornar às atividades na próxima segunda-feira (dia 3). Mas uma portaria publicada nesta quarta-feira (29) postergou a volta para 24 de agosto.
Até lá, o INSS manterá o atendimento apenas de forma remota, pelo aplicativo e pelo portal Meu INSS (meu.inss.gov.br), além da central telefônica 135, para evitar aglomerações nas agências.
O instituto já havia informado que, no retono gradual das atividades, "serão priorizados serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. O retorno destes serviços visa a dar celeridade aos processos, uma vez que precisam essencialmente do atendimento presencial".
A Portaria 36 — que foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira — é resultado de uma decisão conjunta da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, da Secretaria de Previdência e do INSS.
Veja como acessar o Meu INSS
A central de serviços Meu INSS pode ser acessada por meio do site meu.inss.gov.br. A senha inicial pode ser conseguida pelo próprio portal após responder a perguntas.
É preciso informar nome e CPF (campos obrigatórios), além de endereço de e-mail e número de telefone (informações opcionais). Durante o processo de inscrição, o cidadão terá que confirmar o nome da mãe, assim como seu dia e seu mês de nascimento.
O cadastramento depende ainda da confirmação de informações trabalhistas e previdenciárias do cidadão. Neste caso, é preciso escolher a opção correta sobre a última empresa onde trabalhou recolhendo para a Previdência Social, o ano em que ingressou nessa companhia e até se recebeu benefício do INSS nos últimos cinco anos.