Da assessoria/LD
ImprimirPesquisa de intenção de compras para o dia das Mães mostra que o período da quarentena para evitar a proliferação da Covid 19 teve efeitos negativos para o comércio de Mato Grosso do Sul. A estimativa é que a data movimente R$ 93,41 milhões de reais, 44% a menos do que o ano passado. Os gastos também devem encolher: R$ 63,55 milhões com presentes e R$ 29,87 milhões com comemorações, representando uma queda de 42% e 46%, respectivamente, em relação a 2019. O levantamento foi realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF-MS) e Sebrae MS, que foi realizado entre os dias 6 a 27 de abril, por telefone, com consumidores das cidades de Campo Grande, Dourados, Corumbá, Ladário, Bonito, Coxim, Três Lagoas e Ponta Porã.
“Um número significativo dos entrevistados, 48%, disseram que a renda caiu nesse período. E tem, ainda,18% que afirmam precisar de auxílio emergencial. Esses indicadores mostram o porquê vamos ter um movimento mais fraco que em 2019”, explica a economista do IPF MS, Daniela Dias.
Presentes – Perfumes e cosméticos estão no topo da lista de presentes dos filhos, com 22% das preferências, seguidos por roupas (19%), bolsas e acessórios (16%) e calçados (12%).
Será levado em consideração no momento das compras, descontos e promoções para 52% dos consumidores, adoção pela empresa de medidas de proteção para evitar a proliferação do Coronavírus (18%), variedade (11%), entrega em casa (9%) e o fato de ser loja do próprio bairro (4%).
Outros indicadores levantados pela sondagem mostram que tendências de comportamento que passam a ser adotadas pelos consumidores, devem ser levadas em consideração pelos empresários. “Temos percebido que o consumidor está bastante receoso no momento da compra, especialmente para produtos considerados não essenciais. Ele teve uma percepção de redução na renda e que, mesmo para aqueles que não viram ainda uma redução, há uma forte incerteza com relação ao futuro”, afirma a analista do Sebrae MS, Vanessa Schmidt. ”Dois critérios serão fundamentais no momento da compra: promoções e descontos e saber quais são os cuidados que as empresas estão tendo neste momento para evitar a disseminação do vírus.”
Nesse sentido, diz Vanessa, é fundamental que os “empresários tenham muita atenção com a divulgação dos produtos e serviços com foco na venda para a data e que a comunicação com o consumidor seja facilitada, rápida e eficiente por todos os canais virtuais da empresa, bem como a possibilidade da troca do produto caso necessário.”
Comemorações – De acordo com a pesquisa, 73% dos pesquisados continuaram mantendo as medidas restritivas nas comemorações, 6% irão a restaurantes e 2% farão algum passeio especial. 19% afirmaram que vão ser reunir com demais membros da família. Para a analista do Sebrae, o momento é importante para as empresas do ramo de alimentação que devem usar todos os canais virtuais. “Embora o consumidor tenha uma tendência menor a comemorar nos restaurantes, historicamente nesta data há uma maior busca por alimentos já preparados e pratos prontos para que a mãe não precise cozinhar. É uma oportunidade”.
E sem quarentena ? - Como parte da sondagem para as vendas no Dia das Mães, a pesquisa simulou um cenário sem o período de isolamento social que mostrou que as vendas de presentes atingiriam R$ 193,91 milhões ainda com um impacto negativo de 12% nas vendas em relação ao ano anterior. Poderiam ser movimentados R$ 97,48 milhões em presentes e R$ 96,43 milhões em comemorações, mostrando que a retomada ocorreria em decorrência dos encontros. “Essa análise é importante porque aponta sugestões de como os empresários podem se preparar para atender a retomada dessas atividades em grupo e em família, já que os números mostram que o foco não será presentes, mas as maisvariadas formas de reuniões presenciais”, sugere Daniela Dias.