CE/LD
ImprimirDevido a determinação da Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos de Três Lagoas, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) terá de fazer em breve um novo concurso para preencher as vagas remanescentes da agência de Três Lagoas (MS). A orientação, no entanto, abrange todo o Estado.
A decisão ocorreu após a Promotoria de Justiça de Três Lagoas ingressar com uma Ação Civil Pública no Ministério Público de Mato Grosso do Sul. Conforme solicitado, a ação seria em função do “ notório déficit de servidores públicos na agência do Detran do município”
De acordo com a orientação, a curta equipe de servidores tem contribuído para o aumento da insatisfação dos moradores e desequilíbrio nas demandas de trânsito de Três Lagoas, devido a demora nos processos .
O município, segundo o IBGE, já ultrapassa os 132 mil habitantes e possui uma frota de 101 mil veículos. No entanto, com duas agências de trânsito em operação, possui apenas um total de 18 servidores em atuação.
Apesar de ter surgido devido a demanda em Três Lagoas, o MPE estabeleceu que a decisão deve englobar todas as autarquias do Estado.
Novo departamento
O último concurso público aberto para contratação do Detran de Três Lagoas foi em 2014, dez anos atrás. Apesar disso, a cidade recebeu uma nova agência em agosto deste ano.
Dentro do novo departamento, estão abrigados um bloco de vistoria veicular, bloco administrativo, guarita, área de lanchonete/refeitório, salas para prova escrita e online, e um amplo espaço de atendimento, inclusive com totens de atendimento digital.
Saiba
Segundo o IBGE, em 2022, a população de Três Lagoas era de 132.152 habitantes e a densidade demográfica era de 12,93 habitantes por quilômetro quadrado. Na comparação com outros municípios do estado, ficava nas posições 3 e 18 de 79.