Geral
17/07/2012 09:00:00
Menos de 30% dos brasileiros são plenamente alfabetizados, diz pesquisa
Apenas 35% das pessoas com ensino médio completo podem ser consideradas plenamente alfabetizadas e 38% dos brasileiros com formação superior têm nível insuficiente em leitura e escrita.
Agência Brasil/LD
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\n \n Apenas 35% das pessoas com ensino médio completo podem ser\n consideradas plenamente alfabetizadas e 38% dos brasileiros com formação\n superior têm nível insuficiente em leitura e escrita. É o que apontam os\n resultados do Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf) 2011-2012, pesquisa\n produzida pelo Instituto Paulo Montenegro e a organização não governamental\n Ação Educativa.\n \n A pesquisa avalia, de forma amostral, por meio de entrevistas e um\n teste cognitivo, a capacidade de leitura e compreensão de textos e outras\n tarefas básicas que dependem do domínio da leitura e escrita. A partir dos\n resultados, a população é dividida em quatro grupos: analfabetos, alfabetizados\n em nível rudimentar, alfabetizados em nível básico e plenamente alfabetizados.\n \n Os resultados da última edição do Inaf mostram que apenas 26% da\n população podem ser consideradas plenamente alfabetizadas mesmo patamar\n verificado em 2001, quando o indicador foi calculado pela primeira vez. Os\n chamados analfabetos funcionais representam 27% e a maior parte (47%) da\n população apresenta um nível de alfabetização básico.\n \n Os resultados evidenciam que o Brasil já avançou, principalmente\n nos níveis iniciais do alfabetismo, mas não conseguiu progressos visíveis no\n alcance do pleno domínio de habilidades que são hoje condição imprescindível\n para a inserção plena na sociedade letrada, aponta o relatório do Inaf\n 2011-2012.\n \n O estudo também indica que há uma relação entre o nível de\n alfabetização e a renda das famílias: à medida que a renda cresce, a proporção\n de alfabetizados em nível rudimentar diminui. Na população com renda familiar\n superior a cinco salários mínimos, 52% são considerados plenamente\n alfabetizados. Na outra ponta, entre as famílias que recebem até um salário por\n mês, apenas 8% atingem o nível pleno de alfabetização.\n \n De acordo com o estudo, a chegada dos mais pobres ao sistema de\n ensino não foi acompanhada dos devidos investimentos para garantir as condições\n adequadas de aprendizagem. Com isso, apesar da escolaridade média do brasileiro\n ter melhorado nos últimos anos, a inclusão no sistema de ensino não representou\n melhora significativa nos níveis gerais de alfabetização da população.\n \n O esforço despendido pelos governos e também pela população de se\n manter por mais tempo na escola básica e buscar o ensino superior não resulta\n nos ganhos de aprendizagem esperados. Novos estratos sociais chegam às etapas\n educacionais mais elevadas, mas provavelmente não gozam de condições adequadas\n para alcançarem os níveis mais altos de alfabetismo, que eram garantidos quando\n esse nível de ensino era mais elitizado. A busca de uma nova qualidade para a\n educação escolar em especial nos sistemas públicos de ensino deve ser\n concomitante ao esforço de ampliação de escala no atendimento para que a escola\n garanta efetivamente o direito à aprendizagem , resume o relatório.\n \n Veja quais são os quatro níveis de\n alfabetização identificados pelo Inaf 2011-2012:\n \n Analfabetos: não conseguem realizar nem mesmo tarefas simples que\n envolvem a leitura de palavras e frases ainda que uma parcela destes consiga\n ler números familiares.\n \n Alfabetizados em nível rudimentar: localizam uma informação\n explícita em textos curtos, leem e escrevem números usuais e realizam operações\n simples, como manusear dinheiro para o pagamento de pequenas quantias.\n \n Alfabetizados em nível básico: leem e compreendem textos de média\n extensão, localizam informações mesmo com pequenas inferências, leem números na\n casa dos milhões, resolvem problemas envolvendo uma sequência simples de\n operações e têm noção de proporcionalidade.
\n nbsp;\n \n Alfabetizados em nível pleno: leem textos mais longos, analisam e\n relacionam suas partes, comparam e avaliam informações, distinguem fato de\n opinião, realizam inferências e sínteses. Resolvem problemas que exigem maior\n planejamento e controle, envolvendo percentuais, proporções e cálculo de área,\n além de interpretar tabelas, mapas e gráficos.\n \n \n \n \n
\n nbsp;\n \n Alfabetizados em nível pleno: leem textos mais longos, analisam e\n relacionam suas partes, comparam e avaliam informações, distinguem fato de\n opinião, realizam inferências e sínteses. Resolvem problemas que exigem maior\n planejamento e controle, envolvendo percentuais, proporções e cálculo de área,\n além de interpretar tabelas, mapas e gráficos.\n \n \n \n \n
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