CGN/LD
ImprimirO MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) divulgou canal para denúncias de irregularidades no 2º turno da eleição em Campo Grande, que acontece nesse domingo (27), das 7h às 16h.
Cidadãos que presenciarem irregularidades podem denunciar por meio do número 127, garantindo que infrações sejam investigadas e punidas com rigor.
“Com um olhar atento sobre todas as fases do processo, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul reforça seu compromisso em proteger a democracia, assegurando que os direitos dos eleitores sejam respeitados e que o pleito ocorra de forma justa e livre de interferências indevidas”, informa o órgão.
No dia da votação, os eleitores têm o direito de se manifestar individualmente e de forma silenciosa. É permitido o uso de camisetas, adesivos e bandeiras que indiquem a preferência por um candidato, desde que a manifestação não se transforme em aglomeração ou ato coletivo.
Proibido – No dia da votação, é vetado boca de urna, aglomerações e uso de aparelhos eletrônicos na cabine de votação. A prática de abordar eleitores ou distribuir material de campanha no dia da eleição é crime, sujeita a penalidades severas, incluindo detenção de seis meses a um ano e multa.
Não é permitido promover atos coletivos, comícios, carreatas ou o uso de carros de som no dia da eleição. Manifestações ruidosas ou que interfiram no direito do eleitor de votar livremente são terminantemente proibidas. Celulares, câmeras e outros dispositivos de comunicação são vetados na cabine de votação, assegurando o sigilo do voto.