Sheila Forato
ImprimirA audiência pública realizada em Coxim, na noite desta quinta-feira (27), mostrou que o movimento para tentar impedir novo leilão da BR-163 está ganhando corpo com a união da classe política e sociedade civil organizada. Um grupo encabeçado pelo deputado estadual Júnior Mochi (MDB) está percorrendo municípios impactados diretamente pelo não cumprimento do contrato firmado pela CCR MSVia.
A última audiência pública será no próximo dia 7, em Campo Grande. Em seguida, uma comissão vai provocar o MPF (Ministério Público Federal) para ingressar com ação civil pública, com pedido de tutela antecipada, na tentativa de impedir o leilão, marcado para 22 de maio, na Bolsa de Valores de São Paulo.
A concessionária não cumpriu o contrato inicial, que era duplicar em até cinco anos 806,3 quilometros da BR-163 em Mato Grosso do Sul, para ter o direito de explorar a rodovia por 30 anos. Dez anos se passaram e a CCR MSVia duplicou apenas 150 quilometros, aproximadamente.
Alegando desequilíbrio financeiro, agora, a concessionária quer repactuar para duplicar mais 203 quilometros. Com isso, a CCR MSVia duplicaria menos da metade do que foi acordado inicialmente, em 2014, e exploraria a BR-163 por mais de 40 anos, no total.
Cauteloso, Mochi afirmou que Mato Grosso do Sul não quer expulsar a concessionária do Estado, mas, sim, buscar formas da CCR MSVia cumprir o contrato inicial. Afinal, os bancos públicos liberaram quase R$ 4 bilhões para que as obras fossem executadas em sua totalidade. Para ele, a única chance é impedir o leilão, trazendo a concessionária para nova negociação.
Presente na audiência de Coxim, o deputado federal Marcos Pollon (PL/MS) endossou a luta, afirmando que o problema da BR-163 não é da esquerda ou de direita, mas, de todos os usuários da rodovia. A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), oriunda de Eldorado, também esteve em Coxim e demonstrou indignação com a CCR MSVia. Ela contou que a região sul foi ainda mais prejudicada do que a região norte, relatando que em alguns trechos não existe acostamento.
Os prefeitos de Coxim, Edilson Magro (PP), e de Pedro Gomes (PL), Murilo Jorge Vaz Silva (PL), assim como o vice-prefeito de Sonora, Jansen Peixoto Barbosa (PSDB), se dispuseram, se necessário, mobilizar ainda mais os moradores da região norte para que a BR-163 seja totalmente duplicada.