CGNews/LD
ImprimirNove presos, ligados à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), fugiram da Penitenciária Regional de Coronel Oviedo, cidade paraguaia localizada a 200 km de Mato Grosso do Sul. A fuga ocorreu na madrugada desta terça-feira (20) através de buraco no piso do banheiro do pavilhão onde ficam os detentos da facção.
Os fugitivos foram identificados como Odilio Domínguez Marquez, Leonardo Mareco, Gastón Nabil Mercado Castro, Édgar Luis Núñez, Fredy González Delvalle, Douglas Danilo Colmán Gamarra, César Esteban Ojeda Sánchez e o brasileiro José Carlos de Almeida. Hugo Díaz também fugiu, mas foi recapturado ainda nos arredores do presídio.
Segundo a imprensa paraguaia, Fredy González Delvalle está condenado a 40 anos de prisão pelo massacre de presos rivais n o presídio de San Pedro, em junho de 2019.
O ministro da Justiça do Paraguai, Daniel Benítez, disse em entrevista à rádio Monumental 1080 que pelo menos 15 sacos de terra, retirados durante a escavação, foram encontrados nas celas. Depois de saírem do pavilhão, os presos chegaram até a quadra de futebol do lado externo e escalaram a cerca.
“É muito grave o ocorrido, são pessoas perigosas”, disse o ministro, admitindo suspeita de facilitação por parte de funcionários. Na manhã de hoje, o diretor do presídio, Raúl Vera, foi afastado do cargo. O governo requisitou da Procuradoria de Justiça a designação de promotores para conduzir as investigações.