CE/LD
ImprimirApós dar entrada transtornada na ala amarela, uma paciente agrediu uma técnica de enfermagem, de 46 anos, que, com a força do chute, fraturou as costelas. O episódio ocorreu no domingo (19), na UPA de Dourados.
Segundo o boletim de ocorrência, a paciente, de 36 anos, estava internada na ala amarela e apresentava comportamento agitado. No momento em que a profissional da saúde preparava a medicação, ocorreu a agressão.
Ao tentar ministrar a medicação, a técnica de enfermagem recebeu um chute na região das costelas e, com a força do golpe, acabou sofrendo uma fratura, conforme apontou o exame de raio-x.
O caso foi registrado como lesão corporal dolosa na Delegacia da Polícia Civil do município.
Por meio das redes sociais, a vereadora Isa Marcondes (Republicanos) gravou um vídeo em frente à UPA e explicou que a paciente, que necessita de internação psiquiátrica, deveria ser encaminhada a um local especializado.
Na gravação, a vereadora cobrou o governo do Estado em relação à transferência de pacientes que necessitem de cuidados especializados em saúde mental para o Hospital Regional de Campo Grande.
O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) emitiu nota nesta terça-feira (21) manifestando repúdio ao ato de violência ocorrido na UPA.
Além disso, propôs procurar parlamentares de Mato Grosso do Sul para endurecer leis como forma de coibir atos dessa natureza contra profissionais da enfermagem.
Leia na íntegra:
“O Coren-MS repudia todo e qualquer ato de violência contra os profissionais de Enfermagem e, em especial, lamenta e se solidariza com a técnica em enfermagem que foi vítima de agressões físicas por parte de uma paciente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Dourados, na manhã de domingo (19/1), durante o exercício de sua profissão.
A violência contra profissionais de saúde vem aumentando nos últimos meses. Recentemente, em um município de Goiás, uma profissional de Enfermagem foi feita refém por uma paciente. Em Douradina, no mês de novembro, um médico foi assassinado em um consultório dentro de uma Unidade Básica de Saúde.
Não é de hoje que agressões, verbais e físicas, rotineiramente acontecem com profissionais no ambiente de trabalho.
Este Conselho está entrando em contato com a profissional agredida e com a instituição para averiguar os fatos, tomar as medidas necessárias e evitar que novos eventos como este aconteçam.
Também entraremos em contato com os parlamentares do Estado para pensarmos juntos em leis mais severas, que possam dar mais segurança aos profissionais de saúde que atuam nas instituições do Estado de Mato Grosso do Sul.
O Coren-MS segue à disposição da Enfermagem e da sociedade sul-mato-grossense.”