Geral
17/12/2012 09:00:00
Peugeot é multada em R$ 373 mil por propaganda enganosa
O valor das multas deverá ser depositado no Fundo de Defesa de Direitos Difusos do ministério e será aplicado, segundo a entidade, em ações focadas na proteção do meio ambiente, do patrimônio público e dos consumidores.
Terra/HJ
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\n \n A Peugeot Citroën foi multada em R$ 373 mil, no total, por\n "induzir" os consumidores a comprar carros pelo valor anunciado pela\n montadora, mas que não incluía outras somas que deveriam ser pagas no momento\n da aquisição. Segundo informou o Ministério da Justiça nesta segunda-feira, as\n multas foram aplicadas por "publicidades enganosas" e a montadora tem\n dez dias, a contar do momento em que for intimada, para recorrer.
O valor das\n multas deverá ser depositado no Fundo de Defesa de Direitos Difusos do ministério\n e será aplicado, segundo a entidade, em ações focadas na proteção do meio\n ambiente, do patrimônio público e dos consumidores. \n \n O ministério informou que a primeira multa foi aplicada devido à\n campanha "Demorou, Dançou", em que o Peugeot 206 era anunciado pelo\n valor de parcelas a partir de R$ 206. "A empresa não mencionou a\n existência do valor de entrada e das parcelas intermediárias na mesma proporção\n visual do valor chamativo", disse o ministério.
A montadora também recebeu\n outra multa, desta vez pela campanha "Eu e Peugeot, Peugeot e eu".\n Nela, o órgão também aponta falta de informação "essencial" aos\n consumidores. Neste caso, a publicidade induzia o comprador a acreditar que não\n precisaria pagar pelo câmbio typtronic e que ganharia três anos de garantia e\n de seguro, "mas os serviços adicionais eram embutidos no valor das\n parcelas", diz o comunicado do Ministério da Justiça. \n \n "É dever do fornecedor garantir a informação clara e\n ostensiva sobre o preço e a composição dos produtos e serviços que comercializa.\n Essas informações são fundamentais para o consumidor exercer efetivamente seu\n direito de escolha", disse na nota o diretor do Departamento de Proteção e\n Defesa do Consumidor (DPDC), do ministério, Amaury Oliva. \n \n Procurada, a Peugeot ainda não se pronunciou sobre o caso. \n \n \n \n \n
O valor das\n multas deverá ser depositado no Fundo de Defesa de Direitos Difusos do ministério\n e será aplicado, segundo a entidade, em ações focadas na proteção do meio\n ambiente, do patrimônio público e dos consumidores. \n \n O ministério informou que a primeira multa foi aplicada devido à\n campanha "Demorou, Dançou", em que o Peugeot 206 era anunciado pelo\n valor de parcelas a partir de R$ 206. "A empresa não mencionou a\n existência do valor de entrada e das parcelas intermediárias na mesma proporção\n visual do valor chamativo", disse o ministério.
A montadora também recebeu\n outra multa, desta vez pela campanha "Eu e Peugeot, Peugeot e eu".\n Nela, o órgão também aponta falta de informação "essencial" aos\n consumidores. Neste caso, a publicidade induzia o comprador a acreditar que não\n precisaria pagar pelo câmbio typtronic e que ganharia três anos de garantia e\n de seguro, "mas os serviços adicionais eram embutidos no valor das\n parcelas", diz o comunicado do Ministério da Justiça. \n \n "É dever do fornecedor garantir a informação clara e\n ostensiva sobre o preço e a composição dos produtos e serviços que comercializa.\n Essas informações são fundamentais para o consumidor exercer efetivamente seu\n direito de escolha", disse na nota o diretor do Departamento de Proteção e\n Defesa do Consumidor (DPDC), do ministério, Amaury Oliva. \n \n Procurada, a Peugeot ainda não se pronunciou sobre o caso. \n \n \n \n \n
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