Geral
28/09/2012 07:31:18
Rio de Janeiro reúne operadores de 30 países no Salão do Turismo
No período de 28 a 30 deste mês, o Rio de Janeiro vai se tornar a capital turística do Brasil, com a realização, no Píer Mauá, do Salão de Turismo Brazil International Tourism Exchange (Brite 2012 ).
Agência Brasil/LD
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\n \n No período de 28 a 30 deste mês, o Rio de Janeiro vai se tornar a\n capital turística do Brasil, com a realização, no Píer Mauá, do Salão de\n Turismo Brazil International Tourism Exchange (Brite 2012 ). \n \n O evento tem o patrocínio do Ministério do Turismo e reunirá, para\n participar da Bolsa de Negócios, 140 buyers (operadores estrangeiros\n compradores) de cerca de 30 países da África, Ásia, do Oriente Médio e Leste\n Europeu para conhecer os principais destinos turísticos do estado e do país.\n Esse é um módulo da grande universidade do turismo. \n \n A gente quer que o turista venha e fique aqui, disse à Agência\n Brasil o coordenador da área internacional do Brite 2012, Carlos Muzzio. Estão\n previstos 2,4 mil encontros na Bolsa de Negócios entre os compradores\n internacionais e 90 vendedores de destinos turísticos brasileiros e do setor\n hoteleiro. \n \n Ele destacou que os operadores que vão para o exterior tentar\n trazer negócios para o Brasil fazem um tipo de exportação. O turismo é uma\n indústria exportadora. Só que eu tenho que ir lá no mercado e brigar para que\n os turistas venham ao Brasil, em vez de ir para o México, os Estados Unidos ou\n a Europa, disse. \n \n A ideia, acrescentou, é mudar a percepção do turista estrangeiro\n de que o Rio, e por extensão o Brasil, se limitam a samba, praia, mulher e\n carnaval. O Brasil tem muito mais que isso, argumentou. \n \n A estratégia é utilizar matérias-primas que não são muito\n exploradas no exterior, como, por exemplo, o lado histórico e o fato de o Rio\n ser a única cidade imperial das Américas. É a única cidade com uma floresta\n urbana, lembrou.\n \n Com o Brite 2012, a meta da Secretaria de Turismo do estado é\n ampliar em pelo menos 12% o número de visitantes a partir de 2013. Carlos\n Muzzio destacou, entretanto, que a concretização dessa expectativa não depende\n só dos profissionais do turismo. Depende que o estado promova e ofereça toda a\n infraestrutura. Ele defendeu que os gargalos em aeroportos, trânsito, rodovias\n e qualidade dos hotéis sejam solucionados com urgência. \n \n Outro ponto importante do Brite é o Fórum do Conhecimento, cuja\n meta é mostrar a importância da capacitação de novos profissionais e estudantes\n das áreas de turismo e hotelaria e promover a aproximação entre esses\n profissionais. \n \n Especialistas do setor hoteleiro e turístico mostrarão aos estudantes\n como funciona essa indústria. Políticas públicas de turismo são um dos temas a\n serem abordados. A coisa mais importante é que toda a cadeia [do turismo]\n estará lá, ressaltou o coordenador. \n \n No Salão do Turismo, a ideia é promover os destinos do Rio de\n Janeiro e do Brasil por meio da exposição de produtos e roteiros regionais\n característicos. Cada região brasileira mostrará produtos artesanais típicos,\n que serão comercializados. \n \n No total, 24 estados vão expor e vender seus produtos. Muzzio\n disse que, atualmente, o mercado brasileiro é exportador. Cerca de 70% dos\n assentos aéreos são ocupados por brasileiros, informou. \n \n Visando a incrementar o turismo doméstico, haverá um grande feirão\n de viagens durante o Brite, aberto a consumidores brasileiros, que poderão\n comprar pacotes turísticos a preços que só estarão disponíveis no evento.\n Quero, com isso, fazer com que a economia gire e que os brasileiros fiquem\n aqui dentro. Representantes de 55 secretarias estaduais e municipais de\n Turismo estarão presentes ao evento. \n \n O desenvolvimento sustentável da indústria hoteleira, novas\n tendências, código de conduta ambiental são temas que serão debatidos no\n Encontro Internacional de Hotelaria, que ocorrerá também dentro do Brite 2012. \n \n \n \n \n
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