Gazeta/PCS
ImprimirO médico infectologista Paulo Peçanha alertou, em entrevista ao Bom Dia Espírito Santo, da TV Gazeta, que o uso de máscaras deve ser feito com bastante cuidado para não gerar um efeito contrário ao esperado e gerar uma contaminação pelo novo coronavírus.
Nas últimas semanas, autoridades de saúde passaram a recomendar o uso de máscaras caseiras para a população geral, como mais uma das medidas para combater a Covid-19. Já as máscaras cirúrgicas e a N-95, de uso profissional, devem ficar restritas ao uso de profissionais da saúde e pacientes.
O médico afirmou que acha positivo e eficaz a recomendação, mas pontuou que é preciso ter cuidado na hora de manusear o equipamento. "Importante saber como colocar e como tirar. Se a máscara caseira está protegendo da tosse de outra pessoa, na hora da retirada precisamos ter cuidado no manejo dessa máscara para com o toque da mão não nos contaminarmos. Se estamos de máscaras, costumamos levar mais as mãos até a boca. Aumentam os riscos de tocarmos os olhos, as bocas e o nariz. Não podemos aumentar o toque e lembrar que a máscara precisa ser lavada após o uso", orientou o médico.