VERSÃO DE IMPRESSÃO
Acidentes
24/05/2023 07:57:00
Criança cai de ônibus escolar e é internada em estado gravíssimo

G1MS/LD

Uma criança, de 9 anos, foi internada em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário, em Dourados após cair de um ônibus escolar em movimento. O acidente aconteceu segunda-feira em uma área rural de Nova Andradina, que fica a 70 km da cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação de Nova Andradina, o menino retornava da escola brincando com os amigos quando caiu na escada, bateu na porta traseira do veículo e foi arremessado para fora do ônibus em movimento.

Ainda conforme o relato dos alunos à secretaria, devido à área ser distante da cidade e não possuir sinal de telefone, o motorista decidiu socorrer o aluno e levá-lo até a emergência do Hospital Regional "Francisco Dantas Maniçoba", em Nova Andradina. A criança foi atendida por volta das 13h30, consciente e com sinais vitais.

Com suspeita de traumatismo craniano, a criança foi levada a coma induzido para Dourados, onde segue internada na UTI.

O g1 entrou em contato com o Hospital Universitário do município, que informou que o menino está em estado gravíssimo devido ao edema cerebral e respira com ajuda de aparelhos. Ainda conforme o hospital, a criança está sob os cuidados da equipe de neurocirurgia.

Em nota o governo municipal informou que, através da secretaria de educação, prestará o suporte necessário para a família e à criança, aguardando seu pronto restabelecimento. Confira a nota na íntegra:

"A Secretaria Municipal de Educação de Nova Andradina confirma o incidente ocorrido por volta do meio dia desta segunda-feira (22), envolvendo um aluno de 9 anos de idade, da Escola Municipal Luis Claudio Josué, localizada no Distrito de Nova Casa verde, durante o transporte escolar, num trecho de linha rural da Fazenda Cachoeirão, cerca de 80 quilômetros distante da sede do município. Juntamente com outros amigos, enquanto brincava nos corrimões do ônibus em movimento, a criança veio a se soltar e cair na escada, colidindo violentamente com a porta traseira do veículo, a ponto de ser arremessado para fora do ônibus, conforme fora relatado pelos alunos e o motorista. Distante da cidade e sem sinal de telefone, o próprio motorista socorreu o aluno acidentado, transladando-o até a emergência do Hospital Regional "Francisco Dantas Maniçoba", em Nova Andradina, onde foi atendido por volta das 13h30, consciente e com sinais vitais verificados. Com suspeita de traumatismo craniano, a criança foi levada a coma induzido e transferida para Dourados. No momento, o aluno encontra-se internado, apresentando um quadro estável, em Unidade de Terapia Intensiva, acompanhado de sua família e do chefe do transporte escolar da Prefeitura de Nova Andradina. O veículo coletivo encontra-se periciado e com vistoria atualizada. O Governo Municipal, através de sua Secretaria de Educação, prestará o suporte necessário para a família e à criança, aguardando seu pronto restabelecimento".

Ainda conforme a secretaria, o ônibus pertence a uma empresa tercerizada e passa por vistoria a cada 6 meses. Depois do acidente, o transporte foi guardado e deve passar por perícia para saber o que causou o acidente.

O g1 entrou em contato com o delegado titular da 1ª Delegacia de Polícia (DP) do município, Luiz Quirino, que informou não haver nenhuma ocorrência registrada sobre o caso até o momento.