VERSÃO DE IMPRESSÃO
Acidentes
05/10/2023 11:32:00
Piloto de MS morre em acidente de avião no MT
Fernando Kawahata Barreto, de 42 anos nasceu em Bela Vista (MS) e morou em Campo Grande (MS) por 30 anos; sepultamento será na Capital

CE/LD

Fernando Kawahata Barreto, de 42 anos, morreu carbonizado após queda e explosão de avião bimotor King Air C-90 no Aeroporto Bom Futuro, em Cuiabá (MT).

De acordo com a Polícia Civil, a vítima nasceu em Bela Vista (MS) e morou no bairro Coophafé, em Campo Grande (MS), por 30 anos. Ele deixa a esposa e dois filhos.

De acordo com familiares, ele morou praticamente a vida toda na Capital, até receber a proposta de emprego e se mudar para Cuiabá.

Ele será velado e enterrado em Campo Grande. A família aguarda a liberação do corpo entre quinta-feira (5) e sexta-feira (6) para velório e sepultamento.

Fernando tinha um canal no Youtube sobre aviação, onde postava seus voos em áreas urbanas, florestas e rios. Veja alguns vídeos aqui.

Em entrevista ao Correio do Estado, o irmão de Fernando, Marcelo Kawahata, afirmou que ele era o caçula entre quatro irmãos e se inspirou a seguir os passos do pai, que também era piloto.

"Fomos criados e educados pela profissão nosso pai, que era piloto. Era um menino (sim porque vai sempr nosso caçulinha) de sorriso fácil... apesar do seu temperamento forte... tinha sua família como seu maior tesouro. Vem em nossa lembrança nossos banhos de chuva, brincadeira de "bets" nas ruas da coophafé", disse.

ACIDENTE

Avião bimotor King Air C-90 caiu e explodiu, nesta quarta-feira (4), no Aeroporto Bom Futuro, em Cuiabá (MT).

Imagens de câmera de segurança mostram o momento em que o avião decola, perde o controle, cai, bate a asa no chão, pega fogo e explode.

Além do piloto, um funcionário, de 58 anos, que presta serviços para o aeroporto, foi atingido pelo avião e também morreu. Outras duas pessoas, que estavam na aeronave, foram socorridas co ferimentos e encaminhadas para o hospital.

Ainda não se sabe a causa do acidente. A hipótese é de que houve falha motora, negligência ou questão de saúde que possa ter afetado o piloto.

Investigação foi aberta pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), da Força Aérea Brasileira (FAB), para esclarecer a causa da queda.

A empresa Bom Futuro, proprietária do hangar, lamentou ocorrido em suas redes sociais e afirmou que a aeronave envolvida no acidente não faz parte da frota da empresa.

"A Bom Futuro lamenta o acidente ocorrido na tarde desta quarta (04.10) na pista do aeródromo em Cuiabá e se solidariza com as famílias das vítimas. A aeronave envolvida não faz parte da frota da empresa, que presta serviço de hangaragem no local, e não houve colaboradores da Bom Futuro entre as vítimas. Todas as informações sobre o acidente serão prestadas pelas autoridades competentes", afirmou a empresa por meio de nota.