VERSÃO DE IMPRESSÃO
Meio Ambiente
20/11/2013 08:52:41
Artigo: Bem público é parte do nosso dinheiro investido para uso comum
(*) Luzia Felix da Silva, coordenadora e professora do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande

Luzia Felix da Silva

Fico \n triste ao passar e perceber que vândalos poluem espaços públicos, com \n pichações ou mesmo destruindo-os. Acredito que seja necessário, desde a \n infância, as crianças tomarem consciência de que cada lugar e objeto \n público fazem parte da extensão da nossa casa. Pois, qualquer patrimônio\n público é adquirido com valores dos impostos pagos por cada cidadão.Vale\n ressaltar que um desses impostos é parte do salário do trabalhador, que\n fica retido e é repassado na condição de tributos ou contribuição \n social pelos diversos fieis depositários indicados pelo governo aos \n cofres públicos.Acredito que se a criança tivesse conhecimento de\n que parte do dinheiro, que seus pais teriam direito de receber, é \n retido e repassado ao poderio público para suprir as necessidades das \n pessoas, com certeza olhariam para cada um desses bens com sentimento de\n pertença e possivelmente aprenderiam a ter amor e zelo pelos bens \n destinados ao uso comum.Dizer aos pequenos que o valor pago para \n construir uma escola, uma carteira ou uma praça é parte do suor do \n trabalho de seus pais e que foram destinados para que o governo \n adquirisse esses bens.Se os pais não tivessem desembolsado esses \n valores, com certeza poderiam levá-los mais vezes para tomar sorvete ou \n quem sabe comprar um brinquedo novo por mês. Deve-se fazer a correlação \n do que é tirado da família/casa para ser destinado ao uso público.Entendo\n que é preciso dizer que, assim como na nossa casa, cada vez que se \n estraga alguma coisa é necessário consertar ou comprar um novo e, que \n quando isso acontece faz falta e custa dinheiro. Da mesma forma ocorre \n com qualquer patrimônio destinado ao uso da sociedade.Acredito \n que, se além de casa, esse trabalho fosse feito todos os anos na \n primeira série do período escolar, em breve poderíamos ter mais pessoas \n engajadas em manter lugares públicos com melhor estado de conservação.Infelizmente,\n ainda temos adultos, que não conseguem enxergar que tudo o que está \n vinculado ao poder público é mantido por parte dos rendimentos de cada \n trabalhador. E que, se caso conseguisse diminuir os gastos possivelmente\n teríamos taxas menores de impostos ou quem sabe sobraria dinheiro para \n novos investimentos tais como: novas escolas, novos residenciais, novos \n postos de saúde, entre outros inúmeros recursos e benefícios que \n poderiam ser disponibilizados à comunidade.Em muitos casos \n percebe-se a destinação de verbas para consertar estragos feitos por \n pessoas inconsequentes que não pensam no outro. Ter um ambiente ou bem \n público em melhor estado e condição de uso depende da consciência e \n contribuição de cada um, pois é parte do seu, do meu, do nosso dinheiro \n investido ali! Então o “público” é nosso, e, se é nosso, vamos cuidar!(*)\n Luzia Felix da Silva, coordenadora e professora do curso de Ciências \n Contábeis do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande