VERSÃO DE IMPRESSÃO
Meio Ambiente
21/07/2013 11:37:36
Artigo: Líderes de verdade inspiram as pessoas
(*) Marcos Gross é mestre em Gestão de Comunicação e autor do livro “Dicas práticas de comunicação: boas ideias para os relacionamentos e os negócios”, da Trevisan Editora

Marcos Gross

\n \n Além\n de gerenciar equipes, uma importante função de um líder é inspirar as pessoas.\n A inspiração é uma forma de estímulo que pode ser utilizada com inteligência\n por gerentes de qualquer organização. Jesus, Moisés e Gandhi foram mestres na\n comunicação junto aos seus seguidores, pois alteraram os seus estados\n emocionais, motivaram grupos e deram-lhes direção em momentos turbulentos por\n meio de palavras, imagens e tons de voz inspiradores.\n \n O\n desafio dos líderes sempre foi neutralizar a apatia, a indiferença e a\n desmotivação de grupos e comunidades através da comunicação motivadora. Nas\n corporações atuais há carência de “gestores inspirados”; boa parte deles\n trabalha a gestão de pessoas no “piloto automático”.\n \n A\n Segunda Guerra Mundial tornou conhecida a fotografia na qual o líder Winston\n Churchill exibe, com seus dedos, o famoso “V” de vitória. A imagem representa\n até hoje a coragem britânica em meio a intensos ataques aéreos alemães. A ideia\n era incentivar os ingleses a resistir e se manterem motivados às investidas do\n inimigo germânico. A fotografia, publicada nos jornais da época, tinha a missão\n de inspirar os liderados e virou símbolo de uma mensagem de força e\n resistência.\n \n Que\n estímulos, em forma de mensagens, poderão ser utilizados pelos líderes da\n atualidade para inspirar colaboradores em momentos de crise e mudanças?\n \n Abraão\n mobilizou seu povo situado na Mesopotâmia (atual Iraque) a percorrer mais de 1.000 quilômetros\n até Canaã (atual Israel), enfrentando desafios no deserto e uma longa caminhada\n em um terreno hostil. Ele conseguiu cativar seus seguidores para o longo\n percurso através de uma frase inspiradora: “Canaã, para onde iremos, é onde\n corre o leite e o mel”.\n \n O\n patriarca ofereceu, em forma de metáfora (leite e mel), a mensagem de que a\n vida em Canaã valeria o sacrifício, apesar dos desafios a serem enfrentados no\n deserto. A lição transmitida por Abraão, adaptada aos dias atuais, diz que um\n líder deve oferecer um “norte” aos seus colaboradores. Um líder inspirado\n convence seu “time” de que valerá a pena os esforços para atingir a “nossa\n Canaã”, uma terra onde poderemos conquistar a felicidade e nossos desejos mais\n profundos.\n \n Hoje,\n muitas pessoas que ocupam cargos de chefia se contentam em serem somente “capatazes\n de funcionários”. Agem mecanicamente e cobram obsessivamente as metas de\n produção com seus “chicotes verbais”. A comunicação desses “chefes” é fria,\n distante e agressiva, desanimando os funcionários. O resultado é queda na\n qualidade de produtos e serviços.\n \n Em\n situações desafiadoras, grandes líderes sabem o que se passa “dentro” dos\n colaboradores e conseguem, por meio de palavras e gestos, “acender a chama” da\n inspiração de seus colaboradores. São mensagens cheias de “leite e mel”. Fim da\n mensagem.\n \n (*)\n Marcos Gross é mestre em Gestão de Comunicação e autor do livro “Dicas práticas\n de comunicação: boas ideias para os relacionamentos e os negócios”, da Trevisan\n Editora\n \n \n \n \n