Meio Ambiente
03/07/2014 07:07:45
E a Copa ajuda Dilma...
Tudo indica que a alegria do torcedor brasileiro com a Copa acabou por ajudar a campanha da reeleição da presidente Dilma Rousseff.
Cristiana Lôbo
Tudo indica que a alegria do torcedor \n brasileiro com a Copa acabou por ajudar a campanha da reeleição da \n presidente Dilma Rousseff. Segundo pesquisa Datafolha, Dilma cresceu \n quatro pontos porcentuais em um mês \n subiu de 34% para 38% das intenções de votos, mesmo com problemas na \n economia, como menores taxas de emprego registradas em maio e queda no \n chamado Índice Nacional de Expectativa do Consumidor, que avalia a \n expectativa do brasileiro em relação ao desempenho da economia.
O\n mês de junho vinha sendo considerado crucial no QG da campanha petista.\n Nas reuniões internas, o Mundial era comparado a um importante túnel \n para a campanha da reeleição \n de onde a candidatura de Dilma poderia sair "como uma linda borboleta; \n ou esmagada por um terrível trem liquidando as chances de vitória em \n outubro", como disse um dos coordenadores da campanha.
O que \n aconteceu foi a recuperação da presidente em quatro pontos porcentuais, e\n crescimento, também, de seus opositores. Aécio oscilou um ponto para \n cima e chegou a 20% das intenções de voto. Eduardo Campos recuperou dois\n pontos e está com 9% das intenções de votos.
É importante \n observar também que, na pesquisa Datafolha, houve a redução do \n percentual daqueles que querem votar em branco ou anular o voto \n caiu de 17% para 13%. Este é um dado que os coordenadores de todas as \n campanhas vinham avaliando com atenção porque pode revelar o desencanto \n do eleitor brasileiro com a política e os políticos.
A redução desse \n percentual mostra que não só foi estancado esse processo como o \n percentual está se aproximando da média verificada em eleições passadas somando 24% entre os que querem votar em branco ou nulo (13%) e os que não sabem ou não responderam (11%).
O\n mês de junho vinha sendo considerado crucial no QG da campanha petista.\n Nas reuniões internas, o Mundial era comparado a um importante túnel \n para a campanha da reeleição \n de onde a candidatura de Dilma poderia sair "como uma linda borboleta; \n ou esmagada por um terrível trem liquidando as chances de vitória em \n outubro", como disse um dos coordenadores da campanha.
O que \n aconteceu foi a recuperação da presidente em quatro pontos porcentuais, e\n crescimento, também, de seus opositores. Aécio oscilou um ponto para \n cima e chegou a 20% das intenções de voto. Eduardo Campos recuperou dois\n pontos e está com 9% das intenções de votos.
É importante \n observar também que, na pesquisa Datafolha, houve a redução do \n percentual daqueles que querem votar em branco ou anular o voto \n caiu de 17% para 13%. Este é um dado que os coordenadores de todas as \n campanhas vinham avaliando com atenção porque pode revelar o desencanto \n do eleitor brasileiro com a política e os políticos.
A redução desse \n percentual mostra que não só foi estancado esse processo como o \n percentual está se aproximando da média verificada em eleições passadas somando 24% entre os que querem votar em branco ou nulo (13%) e os que não sabem ou não responderam (11%).