G1/LD
Quem vai viajar no feriadão do carnaval e precisa ficar imunizado contra a febre amarela precisa correr até os postos de vacinação. A vacina leva dez dias para fazer efeito. Quem se imunizar até esta terça garante proteção a partir do dia 9 de fevereiro, sexta-feira antes do carnaval.
“Existe todo um estímulo do sistema de defesa para produzir células específicas e elas vão produzindo de uma forma lenta e gradual. No décimo dia podemos dizer que ela tem uma quantidade de células protetoras, antes disso as pessoas não estarão protegidas”, explica Jean Jorinchteon, médico infectologista.
A imunização é necessária apenas para as áreas consideradas de risco pelo Ministério da Saúde. São locais onde pessoas ficaram doentes ou foram encontrados macacos infectados com a febre amarela silvestre. Não há casos de febre amarela urbana no país desde 1942.
Em São Paulo, 17 postos estão dando a vacina fracionada pra quem vai viajar dentro do Brasil. Seis postos atendem os viajantes internacionais que precisam tomar a dose integral para obter o certificado exigido nesses casos.
Em Minas, a imunização é recomendada para qualquer uma das 853 cidades do estado. Nesta terça (30), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou que 36 pessoas morreram em decorrência da febre amarela no estado desde dezembro de 2017.