NM/PCS
Está cada dia mais caro andar de carro. Tem brasileiro que pode desembolsar R$ 3 pelo litro do etanol. Quando o assunto é gasolina, o bolso pesa mais. Pode ser vendida a um preço de R$ 5 o litro para o consumidor. Para fazer você poupar dinheiro nas próximas paradas em um posto, o UOL convidou um especialista para dar dicas de como economizar combustível nos dias de hoje.
Como dirigir de forma mais econômica? Será que a aderência dos pneus influencia no fim das contas? Confira seis dicas que podem te ajudar a economizar:
Manter os pneus calibrados
A pressão das rodas é fundamental para o veicular andar mais e beber menos combustível. É bom calibrá-los ainda frios e não enchê-los muito, pois pode sobrecarregar a suspensão.
Não dirija de forma agressiva
Frear bruscamente e dirigir de forma agressiva podem terminar pesando mais no bolso. Outra questão que pode gastar mais é descer ladeiras com câmbio em ponto-morto. Além disso, pode desgastar a pastilha de freios precocemente.
Usar ar-condicionado?
Usá-lo é sinônimo de conforto, no entanto, aumentar em 20% ou até mais o consumo do combustível. O motivo é que o compressor é acionado por correia, que é ligada ao motor. A recomendação é nunca dirigir com o ar ligado e os vidros abertos. Se o ar for digital, tente manter as temperaturas entre 23º 3 25º C.
Utilizar freio motor
Sempre bom reduzir as marchas ao diminuir a velocidade, o que poupa o freio ajudando a parar o veículo.
Bagagem inútil pode ser descartada
Manter bagageiros cheios e suportes de bicicleta equipados mesmo sem uso pode aumentar o gasto de combustível por causa do peso. Procure deixar o carro mais "clean" possível.
Filtros e fluidos
A cada semana, é recomendável verificar o nível de óleo. Trocar o lubrificante no prazo ou na quilometragem orientada também é essencial. Os filtros também têm que se trocados no tempo e na especificação indicada pela montadora. Todo esse cuidado pode fazem com que o motor dure mais e consuma menos combustível.