Terra/PCS
Se você abriu o Google hoje deve ter percebido que o clássico logo foi substituído por um doodle animado com um sabiá e uma árvore da espécie Callicarpa Reevesii . É a singela homenagem da empresa ao Dia da Árvore.
A data foi escolhida em razão da chegada da primavera no hemisfério Sul e tem como alertar as pessoas sobre os cuidados com a natureza.
O Brasil abriga uma das maiores remanescentes de florestas nativas no planeta, com cerca de 5,1 milhões de quilômetros quadrados. E em função disso, detém 20% das espécies de árvores do mundo.
Essa diversidade é fundamental para o equilíbrio na Terra e especialistas alertam para a questão do desmatamento. Segundo estatísticas de julho de 2015 do instituto de pesquisa Imazon, o desmatamento na Amazônia atingiu 542 quilômetros quadrados. Isso representa um aumento de 63% em relação a agosto de 2013 a julho de 2014.
A área devastada é tão grande que caberiam mais de 73 mil campos iguais ao do Maracanã nela.
O Dia da Árvore vem para lembrar que elas não servem apenas para dar aquela sombra fresca na primeira e no verão, mas também são fundamentais para aumentar a umidade do ar, produzir parte do oxigênio, proteger o solo de erosões e deslizamentos, controlar a temperatura e oferecer abrigo para diversas espécies de animais.