Veja/PCS
Em discurso na abertura dos trabalhos do STF, há pouco, Luiz Fux fez um duro discurso contra o negacionismo na pandemia de coronavírus e exaltando a ciência.
O presidente do Supremo, que falou ao lado de Jair Bolsonaro, advertiu figuras que “abusam da liberdade de expressão para propagar ódio, desprezo às vítimas e negacionismo científico”.
“Não tenho dúvidas de que a ciência, que agora conta com a tão almejada vacina, vencerá o vírus; a prudência vencerá a perturbação; e a racionalidade vencerá o obscurantismo. Para tanto, não devemos dar ouvidos às vozes isoladas, algumas inclusive no âmbito do Poder Judiciário, que abusam da liberdade de expressão para propagar ódio, desprezo às vítimas e negacionismo científico. É tempo valorizarmos as vozes ponderadas, confiantes e criativas que laboram diuturnamente, nas esferas públicas e privadas, para juntos vencermos essa batalha”, disse Fux.
O magistrado também reafirmou o compromisso do STF com a “manutenção da democracia”.
“No que compete constitucionalmente ao Poder Judiciário, posso afiançar que este Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional de Justiça e todos os tribunais do país permanecerão ao lado do cidadão brasileiro e de suas instituições para a reconstrução do país e para a manutenção da democracia brasileira”, disse Fux.