VERSÃO DE IMPRESSÃO
Brasil
26/07/2016 17:14:00
MinC exonera coordenadora-geral da Cinemateca e mais 69 funcionários
Instituto perdeu ainda outros quatro coordenadores, segundo Diário Oficial. Cortes aconteceram em diversas secretarias e fundações do ministério.

G1/PCS

Fachada da Cinemateca, na Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo (Foto: Vivian Reis/G1)

O Ministério da Cultura (MinC) exonerou 70 funcionários ligados à pasta e o anúncio foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (26). Entre os demitidos está Olga Futemma, coordenadora-geral da Cinemateca Brasileira, de São Paulo, e Wagner Tiso Veiga, diretor do Museu Villa-Lobos, do Rio de Janeiro.

A Cinemateca perdeu ainda outros quatro integrantes de sua cúpula. Foram exonerados os coordenadores Alexandre Myazito, do Centro de Documentação e Pesquisa; Adinael de Jesus, do Laboratório de Som e Imagem; Daniel Albano, de Planejamento e Administração; e Nacy Hitomi Korim, do Núcleo de Programação. Todos detinham cargos comissionados.

Além das demissões no instituto, que fica na Zona Sul da capital paulista, o MinC anunciou outros diversos cortes em secretarias e subsecretarias sob sua tutela em todo o país. Exonerações aconteceram também na ouvidoria da pasta, na Biblioteca Nacional, na Fundação Nacional de Artes, e até no gabinete do ministro Marcelo Calero.