Veja/PCS
No próximo mês a Petrobras cortará 511 funcionários do setor de comunicação, que inclui as áreas de atendimento à imprensa, comunicação interna, publicidade, mídias sociais e patrocínios.
A medida é a primeira dentro da reformulação no setor. Em comunicado, a estatal atribui a decisão à diminuição no volume de serviços contratados, além de empregados próprios que se aposentaram ou migraram para outras áreas.
"O trabalho da reestruturação teve como premissas principais a centralização das atividades, melhoria dos processos e otimização de recursos", diz a estatal, em nota. Entre os demitidos do setor de comunicação, estão profissionais com nível superior, como jornalistas e publicitários, e auxiliares administrativos.
A companhia acrescenta que serão reduzidos em 30% os gastos referentes ao corpo gerencial, "com gerências que deixarão de existir ou que mudarão de status". Dentro disso, o número de gerentes da área passará de 37 para 6. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, outras áreas, como o departamento jurídico, devem passar por reestruturação parecida.