Brasil
12/03/2013 09:00:00
Procon divulga lista das empresas mais reclamadas em 2012
O maior salto entre as dez primeiras colocadas foi registrado pela BV, que subiu 19 posições,
Terra/AB
\n \n A\n Fundação de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon) divulgou o ranking das\n empresas que mais receberam reclamações em 2012. O Itaú-Unibanco passou do 3º\n lugar em 2011 para a liderança no ano passado, com 1.108 reclamações no total,\n sendo 647 delas não atendidas. A Claro deu um salto no ranking, passando do 16º\n lugar para a vice-liderança, com 1.006 reclamações, sendo 208 não\n atendidas.nbsp;O terceiro colocado foi o Grupo Bradesco, líder do ranking em\n 2011. O banco recebeu um total de 976 reclamações, sendo que 590 não foram\n atendidas. O maior salto entre as dez primeiras colocadas foi registrado pela\n BV, que subiu 19 posições, passando do 25º em 2011 para o 6º em 2012.nbsp;No\n ranking por setores, a área de produtos ficou na liderança, com 9.795\n reclamações.\n \n Na\n sequência aparecem assuntos financeiros, com 7.642, e serviços privados, com\n 5.021. Na outra ponta da tabela está o grupo alimentação, com 76 reclamações,\n habitação, com 774, e saúde, com 1.479.nbsp;De acordo com o comunicado, o\n Procon divulga os 50 fornecedores que mais geraram reclamações fundamentadas -\n aquelas que não foram solucionadas na fase inicial do atendimento. No ano\n passado, foram registradas 602.611 reclamações, queda de 17% ante 2011. Destas,\n 79% foram solucionadas, sendo as restantes consideradas como reclamações\n fundamentadas.\n \n Confira a lista das dez empresas que mais receberam reclamações em\n 2012:
\n 1- Itaú-Unibanco - 1.108
\n 2- Claro - 1.006
\n 3- Bradesco - 976
\n 4- Vivo - 967
\n 5- B2W - 718
\n 6- BV - 621
\n 7- Carrefour - 595
\n 8- Grupo Oi - 586
\n 9- Eletropaulo - 576
\n 10- Santander Real - 568\n \n O\n Terra entrou em contato com o Itaú-Unibanco, BV Financeira, Carrefour,\n Eletropaulo e Satander Real, mas até o momento não obteve retorno.nbsp;Em\n contato com o Terra, o Bradesco afirmou que "a melhora na posição do\n Bradesco no ranking deste ano do Procon-SP reflete o expressivo investimento\n que o banco tem feito em treinamento, gestão dos relacionamentos e em tecnologia. Além\n disso, o banco realiza intenso trabalho no acompanhamento das manifestações e\n priorização no encaminhamento de soluções". Já a Oi afirmou que "em\n 2012 investiu R$ 6,6 bilhões, com foco total na expansão da rede e na qualidade\n dos serviços prestados a seus clientes". A companhia ressaltou que para\n este ano prevê cerca de "R$ 6 bilhões de investimentos em todo o País, que\n serão destinados à expansão e melhoria da infraestrutura, novas tecnologias e\n melhorias de processos, para assegurar a qualidade no atendimento e na\n prestação dos serviços oferecidos aos clientes".\n \n Em\n nota, a Claro disse que "tem trabalhado para a melhoria contínua da\n qualidade dos seus serviços prestados aos consumidores" e que\n "continua realizando fortes investimentos em tecnologias e em novas\n plataformas para proporcionar um melhor atendimento ao consumidor". A B2W\n Varejo afirmou que não vai comentar o ranking.nbsp;Em contato com a\n reportgaem, a Vivo informou que "a queda de 11% no volume de reclamações\n fundamentadas ao Procon-SP em 2012, na comparação com 2011, é resultado dos\n investimentos e esforços contínuos da companhia em aprimorar a qualidade dos\n serviços e do atendimento prestados aos clientes".nbsp;\n \n Além\n disso, a empresa disse que "as reclamações relativas à Telefônica, Vivo e\n TVA foram agrupadas sob a marca comercial Vivo. É importante ressaltar o fato\n de o levantamento do Procon-SP basear-se em números absolutos. O total de\n reclamações fundamentadas hoje divulgado representa apenas 0,00009% dos 9,9\n milhões de acessos da companhia na cidade de São Paulo, ou seja, menos de uma\n reclamação paraa cada grupo de 10 mil clientes".nbsp;A Eletropaulo disse,\n em nota, que "em abril de 2012, aderiu espontaneamente ao programa de\n metas da fundação para reduzir o recebimento de demandas e aumentar o índice de\n casos solucionados. Esse compromisso, aliado aos investimentos da empresa e\n foco na satisfação dos clientes, resultou na queda para a 9ª colocação. A\n distribuidora reduziu em 28% o número total de reclamações, em comparação ao\n último ranking divulgado".\n \n nbsp;\n \n \n \n \n
\n 1- Itaú-Unibanco - 1.108
\n 2- Claro - 1.006
\n 3- Bradesco - 976
\n 4- Vivo - 967
\n 5- B2W - 718
\n 6- BV - 621
\n 7- Carrefour - 595
\n 8- Grupo Oi - 586
\n 9- Eletropaulo - 576
\n 10- Santander Real - 568\n \n O\n Terra entrou em contato com o Itaú-Unibanco, BV Financeira, Carrefour,\n Eletropaulo e Satander Real, mas até o momento não obteve retorno.nbsp;Em\n contato com o Terra, o Bradesco afirmou que "a melhora na posição do\n Bradesco no ranking deste ano do Procon-SP reflete o expressivo investimento\n que o banco tem feito em treinamento, gestão dos relacionamentos e em tecnologia. Além\n disso, o banco realiza intenso trabalho no acompanhamento das manifestações e\n priorização no encaminhamento de soluções". Já a Oi afirmou que "em\n 2012 investiu R$ 6,6 bilhões, com foco total na expansão da rede e na qualidade\n dos serviços prestados a seus clientes". A companhia ressaltou que para\n este ano prevê cerca de "R$ 6 bilhões de investimentos em todo o País, que\n serão destinados à expansão e melhoria da infraestrutura, novas tecnologias e\n melhorias de processos, para assegurar a qualidade no atendimento e na\n prestação dos serviços oferecidos aos clientes".\n \n Em\n nota, a Claro disse que "tem trabalhado para a melhoria contínua da\n qualidade dos seus serviços prestados aos consumidores" e que\n "continua realizando fortes investimentos em tecnologias e em novas\n plataformas para proporcionar um melhor atendimento ao consumidor". A B2W\n Varejo afirmou que não vai comentar o ranking.nbsp;Em contato com a\n reportgaem, a Vivo informou que "a queda de 11% no volume de reclamações\n fundamentadas ao Procon-SP em 2012, na comparação com 2011, é resultado dos\n investimentos e esforços contínuos da companhia em aprimorar a qualidade dos\n serviços e do atendimento prestados aos clientes".nbsp;\n \n Além\n disso, a empresa disse que "as reclamações relativas à Telefônica, Vivo e\n TVA foram agrupadas sob a marca comercial Vivo. É importante ressaltar o fato\n de o levantamento do Procon-SP basear-se em números absolutos. O total de\n reclamações fundamentadas hoje divulgado representa apenas 0,00009% dos 9,9\n milhões de acessos da companhia na cidade de São Paulo, ou seja, menos de uma\n reclamação paraa cada grupo de 10 mil clientes".nbsp;A Eletropaulo disse,\n em nota, que "em abril de 2012, aderiu espontaneamente ao programa de\n metas da fundação para reduzir o recebimento de demandas e aumentar o índice de\n casos solucionados. Esse compromisso, aliado aos investimentos da empresa e\n foco na satisfação dos clientes, resultou na queda para a 9ª colocação. A\n distribuidora reduziu em 28% o número total de reclamações, em comparação ao\n último ranking divulgado".\n \n nbsp;\n \n \n \n \n