Cidades
30/05/2012 11:32:11
Ônibus articulado futurista pode ser adotado no transporte público
Um modelo, que custa mais de R$ 800 mil, foi apresentado na manhã de desta quarta-feira (30) para o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) e empresários do setor.
CGNews/PCS
\n \n O\n transporte coletivo de Campo Grande poderá ter ônibus com design futurista,\n usados em grandes cidades do País. Um modelo, que custa mais de R$ 800 mil, foi\n apresentado na manhã de desta quarta-feira (30) para o prefeito Nelson Trad\n Filho (PMDB) e empresários do setor.\n \n O\n veículo articulado, com chassi da Mercedes Bens e carroceria do Marco Pólo.\n lembra um vagão de metrô. Ele é maior e mais espaçoso que os ônibus do mesmo\n tipo utilizados atualmente na Capital. Ele mede 2,30 metros de altura\n por 2,60 m\n de largura e pode transportar 120 passageiros, incluindo pessoas em pé e\n sentadas, enquanto que o atual tem 2,10 m de altura por 2,50 m de largura e\n transporta até 90 passageiros.\n \n O\n modelo apresentado será utilizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ).\n \n Ele\n é mais espaçoso e possibilita o transporte de um maior número de passageiros,\n explicou André Oliveira, gerente de marketing da Marco Polo.\n \n O\n ônibus é de dotado de GPS, que informa ao usuário o local por onde o ônibus\n está circulando e qual será o próximo ponto de parada. Tudo isso mostrado em\n monitores e com alerta sonoro. Além de ter ar condicionado, ele possui bancos\n ergométricos, que não absorvem líquidos e não incendeiam.\n \n Todo\n esse conforto e tecnologia têm um alto custo, cerca de R$ 800 mil, valor que\n pode aumentar ou diminuir dependendo da quantidade de acessórios adaptados no\n veículo, explica o gerente.\n \n O\n valor dos articulados que circulam na Capital é de R$ 650 mil.\n \n De\n acordo com o presidente da Assetur (Associação das Empresas de Transporte\n Coletivo Urbano), João Resende, quem vai escolher o modelo adotado são as\n empresas que vencerem a licitação do transporte coletivo que será aberta em\n junho.\n \n Segundo\n ele, é possível melhorar e modernizar os veículos utilizados, mas é preciso ter\n cautela e não gastar dinheiro com itens desnecessários. Já que no final quem\n paga a conta é o usuário, afirma detalhando que o ar condicionado é o\n acessório desnecessário neste momento.\n \n João\n Resende explica que para a compra de novos ônibus, a Prefeitura oferece\n incentivos para os empresários e facilita aquisição.\n \n Exigências\n \n Conforme\n o diretor da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Rudel Trindade, as\n empresas que vencerem a licitação terão que adquirir ônibus mais modernos.\n Segundo ele, a frota deverá ser ampliada de 539 para 600. Desses, 60 terão de\n ser articulados. Hoje, são 45.\n \n O\n prefeito fez uma avaliação positiva do veículo após um rápido passeio pelas\n ruas da cidade. Trad explicou que a tendência é que as empresas troquem os\n ônibus antigos por novos, deixando o transporte mais seguro. Nós queremos que\n as pessoas deixem o transporte individual para o coletivo,\n \n Trad\n Filho comentou ainda sobre a licitação para o setor. Lembrou que as empresas\n que quiseram atuar no transporte da Capital terão que atender uma série de\n exigências. Cada uma, citou, terá que colocar em circulação pelo menos cinco\n novos veículos.\n \n A\n modernização do transporte público faz parte do projeto apresentando pela\n Prefeitura ao Ministério das Cidades para que a Capital fosse incluída no PAC\n (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade.\n \n A\n cidade está entre os 51 municípios brasileiros com mais de 700 mil habitantes\n que tiveram projetos habilitados. Segundo Trad, a Prefeitura está esperando o\n aval da Caixa para apresentar o projeto executivo.\n \n No\n total o município irá receber R$ 180 milhões. Entre as obras previstas está a\n construção de 55\n quilômetros de corredores para circulação de ônibus.\n \n \n \n \n