Da assessoria/SF
A prefeitura de Coxim em parceria com o governo de Mato Grosso Do Sul realizam programa o dia “D” Dia Nacional de Combate a Dengue e Febre Chikungunya com ações que iniciaram no dia 06 e se estendem até o dia 13 de fevereiro.
A ação teve como meta orientar e reforçar os pedidos de combate à proliferação do mosquito aedes aegypti – transmissor da dengue e da febre chikungunya.
A secretaria de Saúde Pública, por meio da coordenação de Controle de Vetores iniciou as ações com a coleta de pneus em toda a cidade, enviando a uma empresa de reciclagem em Campo Grande, eliminando em média oito mil criadouros levando-os para seu destino final, trituração, formando outras matérias primas.
O dia “D” em Coxim será no dia 12, e é sempre importante reforçar que nas residências (quintais, calçadas e interior) é onde se encontra o maior percentual dos focos da dengue e febre chikungunya. Sendo assim, o combate ao transmissor dessas doenças depende de todos: poder público e população.
Em parceria com o programa municipal de Saúde Assistência Especializada (SAE) será realizada no dia 12 de fevereiro uma grande carreata mobilizando a população no combate a dengue e febre chikungunya, distribuindo panfletos educativos e exibindo faixas educativas em vários pontos da cidade.
Por fim, estão programadas torrefações em locais estratégicos em eventos de carnaval, praças, clubes e outros.
“Qualquer recipiente que acumule água parada pode ser um criadouro dos mosquitos transmissores e a população precisa se atentar a isso, pois cerca de 80% dos focos de proliferação dos mosquitos são encontrados em residências. Por isso, conto com o apoio de toda a população na luta e prevenção contra a Dengue e a Febre Chikungunya”, alertou o prefeito Aluizio São José.