Assessoria/AB
O Plano Diretor Participativo (PDP) do município de Alcinópolis voltou a ser discutido nesta terça-feira (21). Depois de definir a metodologia de trabalho, foi à vez de realizar a 2ª etapa do Plano, que consiste no Levantamento de Diagnóstico.
Este momento foi o de levantar aspectos regionais, ambientais, socioeconômicos, socioespeciais, de infraestrutura e saneamento, além de serviços e equipamentos públicos, bem como os aspectos institucionais.
Para isso, a empresa Alto Uruguai, responsável pela elaboração do Plano Diretor em Alcinópolis, por meio de seus representantes, os engenheiros Rafael Remotto e Kleber Augustus, estive reunida na parte da manhã e da tarde com a Coordenação Municipal para Elaboração do PDP, realizando o reconhecimento da real situação da cidade.
Já no período da noite, na Câmara Municipal, cerca de 60 pessoas participaram 1a Oficina de Elaboração do Plano Diretor. O intuito do encontro foi levar ao conhecimento de todos os cidadãos a importância da participação popular na elaboração do Plano Diretor e discutir em grupos as informações que conterão no PDP e a visão de cada equipe sobre o futuro de Alcinópolis.
A Oficina contou com representantes de cinco instituições religiosas, do comércio, do Conselho Tutelar e Conselhos Municipais, do Sindicato Rural, de Sitiantes e Chacareiros, da Pastoral da Criança, da Vila Novo Belo Horizonte e das Cohabs, além de representantes do Assentamento Santa Fé e da empresa Cassol, responsável pela limpeza urbana do município.
O evento contou ainda com a participação da vice-prefeita, Nara Simone Silva Carneiro, dos vereadores Aloísio Martins Pereira, Marcão, Levino Amorim e Alcir do escritório, além de secretários municipais, representantes e funcionários das secretarias, do chefe de gabinete, Luziano Furtado, dos professores, da Polícia Militar, funcionários da Câmara Municipal e dos membros da Coordenação Municipal do Plano Diretor Participativo.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento e membro da Coordenação, a participação de todos na Oficina foi muito especial e gratificante. Ele enfatizou ainda que o Plano está sendo elaborado, com o conhecimento e participação dos moradores para trazer melhorias à cidade.
O secretário explicou que é o PDP que vai definir questões de macro zoneamento, localização de áreas de expansão, avaliar os equipamentos públicos da cidade, o crescimento ordenado do município, entre outras coisas. “O Plano Diretor Participativo estabelecerá, em forma de Lei, o rumo e as diretrizes para o crescimento e desenvolvimento do município nos próximos dez anos” explicou.