CE/PCS
Depois de anunciar o fechamento do Pronto Atendimento Médico (PAM) por 15 dias, o Hospital Regional (HU) também suspenderá as cirurgia eletivas agendadas para esta sexta-feira. A medida tem a finalidade de concentrar a mão de obra no tratamento dos pacientes que já estão na unidade. Hoje, o local chegou a receber 67 pacientes, quando a capacidade é de apenas 26.
De acordo com a médica coordenadora do setor, Cláudia Lang, cerca de dez pacientes passariam por procedimento neste dia, no entanto, a medida será necessária para reduzir o número de pessoas nos corredores. “Vamos fechar por uns dias para que a gente possa dar um pouco de dignidade para esses pacientes”.
Em nota, a administração do hospital alegou que comunicou a Central de Regulação da incapacidade de fazer os atendimentos, no entanto, pacientes continuaram a ser encaminhados à unidade. A situação pode aumentar o risco dos pacientes sofrerem eventos adversos graves, bem como adquirirem infecções. Dos pacientes atuais internados no PAM, dois estão isolados de forma improvisada nos consultórios com suspeita de tuberculose.