Climatempo/AB
O Sul do Brasil e parte de Mato Grosso do Sul voltam a entrar em alerta a partir desta quarta-feira para um novo período com temporais. Uma nova área de baixa pressão se intensifica entre o Paraguai e o norte da Argentina gerando nuvens bastante carregadas. A passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sul do Brasil vai colaborar para a expansão das áreas de instabilidade sobre o Sul.
Os temporais começaram a ocorrer nesta terça-feira sobre o sul do Paraguai, no nordeste da Argentina e em algumas áreas do Uruguai. Um grande aumento de nuvens ocorreu sobre a Região Sul do Brasil, mas pouca chuva foi observada. O estado de Mato Grosso do Sul voltou a ter pancadas de chuva em áreas do sul e do leste do estado.
É a partir desta quarta-feira que as nuvens carregadas se espalham sobre o Sul do Brasil e sobre o Mato Grosso do Sul e as pancadas de chuva recomeçam, depois da chuva forte do fim de semana passado. O risco de tempestades é ainda maior entre quinta, 8, e o sábado, 10 de dezembro, quando as áreas de instabilidade ficam mais fortes.
Nesta quarta-feira, as pancadas de chuva voltam a ocorrer por todo o Sul e em Mato Grosso do Sul. Pode chover com moderada a forte intensidade em alguns momentos. Mas durante a quinta-feira e sexta-feira, Santa Catarina, Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul podem ter problemas por causa do excesso de chuva. No fim de semana, a chuva enfraquece em Santa Catarina, mas a maioria das áreas do Paraná e de Mato Grosso do Sul podem ter chuva forte.