CG News/AB
Os brasileiros que pretendem ir até o Chile acompanhar a seleção brasileira na disputa pela Copa Ámerica ou mesmo qualquer turista deve se vacinar contra o sarampo. Este foi o alerta feito nesta sexta-feira (12) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que postou em sua página a recomendação aos torcedores que vão viajar para o país vizinho. O coronavírus também deve estar na lista de atenção, pois a doença pode estar presente em território chileno.
Segundo a agência reguladora, o país sede da competição está com surto de sarampo. A prevenção é simples, já que a vacina está disponível gratuitamente nos postos de saúde brasileiros.
A Anvisa alerta ainda que os turistas devem estar atentos para o coronavírus, já que Chile pode receber turistas da Coreia do Sul, país que está passando por um surto de da doença.
O coronavírus provoca uma síndrome respiratória grave, a agência reguladora aconselha que os turistas tenham os mesmos cuidados usados para a prevenção de outras viroses:
- Evitar o contato próximo com outras pessoas;
- Cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar;
- Descartar o lenço em recipiente adequado para resíduos, imediatamente após o uso;
- Lavar as mãos frequentemente, principalmente após tossir ou espirrar;
- Evitar tocar olhos, nariz e boca;
- Evitar tocar em superfícies como maçanetas, mesas, pias e outras;
- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.