VERSÃO DE IMPRESSÃO
Cidades
03/07/2014 09:00:00
Arquivo Público Estadual realiza Inventário Histórico em Paranaíba e Aparecida do Taboado
O resultado trará a tona situação real da documentação e auxiliará no planejamento de diretrizes para a gestão documental.

Da redação/AB

A Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul,\n através do Arquivo Público Estadual, realiza entre os dias 7 e 11 de julho a\n assessoria técnica e o projeto “Inventário dos Acervos Documentais da História\n dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul” com o levantamento dos\n acervos de Aparecida do Taboado e Paranaíba.\n \n \n \n A equipe formada pelas historiadoras Áurea Coeli, Lira\n Dequech e pelo coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas, Fábio Mota Queiroz,\n realizará levantamentos, reuniões e treinamentos em instituições públicas dos\n municípios.\n \n \n \n O objetivo principal do Arquivo Público Estadual é\n sensibilizar os gestores municipais a adotar uma política de preservação de\n seus bens patrimoniais e a visualizar a necessidade da criação de Arquivos\n Municipais ou similares. Cada município visitado recebe um manual com\n informações básicas a respeito da instalação, incluindo uma minuta do projeto\n de lei para a criação deste e a assessoria permanente.\n \n
\n O projeto propõe uma parceria com os municípios no levantamento e registro da\n massa documental produzida pela administração pública. O resultado trará a tona\n situação real da documentação e auxiliará no planejamento de diretrizes para a\n gestão documental. Com isso o município e seus gestores estarão agindo no\n sentido de preservar sua história.
\n
\n O Arquivo Público não tem a intenção de recolher os documentos encontrados nos\n municípios. Permanecendo no lugar que lhe deu origem seu valor terá uma\n dimensão especial.\n \n \n \n Serviço\n \n Outras informações sobre o projeto “Inventário dos Acervos\n Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul” podem\n ser obtidas no Arquivo Público Estadual, que fica no Memorial da Cultura, na\n avenida Fernando Correa da Costa, 559, térreo ou pelo telefone 3316-9167.