Climatempo/AB
Novembro de 2016 deu motivos suficientes para entrar no caderninho de anotações especiais dos meteorologistas. Além dos vários eventos de frio acentuado, com temperaturas consideravelmente abaixo da média para o mês, a chuva de novembro 2016 foi muito especial.
A chuva voltou volumosa sobre os estados do Sudeste, da maioria das áreas do Centro-Oeste, em grande parte da Região Norte e também sobre muitas regiões da Bahia, no centro-sul do Maranhão e do Piauí.
No Sul, o maior beneficiado com a chuva de novembro foi o Rio Grande do Sul. A falta de chuva no Paraná causou problemas para a agricultura.
Por causa da chuva de novembro, a maioria das áreas do Brasil entra em dezembro com grande disponibilidade de água no solo, o que evita a propagação de incêndios naturais.
A chuvarada de novembro de 2016 foi um dos efeitos positivos da La Niña sobre o Brasil. A La Niña é um fenômeno oceânico-atmosférico caracterizado por um resfriamento acima do normal das águas do oceano Pacífico Equatorial. É o oposto do .
E o que esperar para dezembro? Pelo menos a primeira quinzena do mês será marcada por grande concentração de umidade.