CG News/AB
As chuvas constantes que tem atingido Mato Grosso do Sul fez o nível do Rio Aquidauana subir. Na manhã deste domingo (10), as águas chegaram a 7,60 metros, segundo a Defesa Civil da cidade que leva o nome do rio.
De acordo com Mário Raváglia, o nível subiu mais de 50 centímetros durante a noite de sábado (9) para domingo. Uma família teve a casa invadida pelas águas e precisou ser retirada do local.
Um campinho gramado de futebol que fica na margem do rio, próximo à ponte de concreto que separa as cidades de Anastácio de Aquidauana, está coberto de água cerca de 50 centímetros. O nível normal do rio, segundo os bombeiros do município, é de até 5 metros.
"Está chovendo direto. Nesta noite choveu o tempo todo e agora mesmo continua a chover. Por causa disso, o rio continua a subir", explicou Mário ao Campo Grande News.
A residência afetada fica no final da rua Francisco de Castro. A família foi encaminhada para um abrigo do município, onde recebe atendimento da Defesa Civil e de entidades sociais. Já a Secretaria de Obras é responsável por retirar móveis e pertences das famílias afetadas de locais de risco.
Moradores da região afirmam que as chuvas tem sido diárias desde o dia 1º deste mês. Em alguns dias, inclusive, as pancadas são ininterruptas. Rios menores, que deságuam no Aquidauana e também passam pelo município, também já apresentam maior volume de água.