Correio do Estado/LD
de trovoadas, retornam ao Mato Grosso do Sul a partir da próxima sexta-feira (24), de acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Francisco de Assis.
Áreas de nebulosidade atingem as regiões sul e nordeste de Mato Grosso do Sul na sexta-feira à noite, e deve se estender para as demais regiões a partir de sábado (25).
Há previsão de acumulados de 10mm no próximo domingo (26).
As temperaturas devem cair de 40ºC para 32ºC com o acumulado previsto para o fim de semana. Além disso, deve haver elevação nos níveis de umidade relativa do ar e melhora na qualidade do ar.
O tempo firme firme, com predomínio de sol, seco, quente e próximo às 40ºC durante esta semana em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.
A umidade relativa do ar concordantes em níveis básicos, com índices entre 7% e 30%, semelhantes ao clima desértico.
A umidade relativa do ar ideal é de 60% ou mais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O tempo seco, estiagem, baixo índice pluviométrico, baixa umidade relativa do alto, são características da estação de inverno.
De acordo com o meteorologista Natalio Abrahão, a estação de inverno contribui para a ocorrência de queimadas no Pantanal sul-mato-grossense, pois o fogo favorece o espalhamento do fogo em zonas rurais.
O inverno se despede às 15h21min desta quarta-feira (22) em Mato Grosso do Sul e dá boas-vindas à estação das flores: primavera.
Recomendações em tempo seco Segundo orientações do Ministério da Saúde, durante calor e tempo seco o cidadão deve:
Beber dois litros de água por dia
Evitar atividades físicas das 9h às 17h
Umidificar o ambiente com toalha molhada ou balde de água
Evitar exposição solar
Hidratar a pele
Evitar ambientes fechados
Evitar uso de fogo
Usar roupas claras
Manter padrões dentro de casa
Inverno
A estação de inverno começou em 20 de junho e termina em 22 de setembro em Mato Grosso do Sul, de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão.
Suas principais características são clima gelado, temperatura em queda, tempo seco, baixa umidade relativa do ar, pouca chuva, ocorrência de geadas e neve.
O inverno é uma estação de transição entre a primavera e o outono. O inverno nunca ocorre ao mesmo tempo nos dois hemisférios.
Se no sul é inverno, no norte é verão. O mesmo acontece nas estações de outono e primavera.