CG News/AB
Sete cidades de Mato Grosso do Sul passaram todo o mês de agosto sem registrar nenhum pingo de chuva. Para acabar o tempo seco, os primeiros dias de setembro trouxeram as pancadas que colocaram fim à estiagem.
De acordo com os dados do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de MS), São Gabriel do Oeste, Costa Rica, Chapadão do Sul, Cassilândia, Água Clara, Três Lagoas e Aquidauana viveram 31 dias de secura.
Nessas cidades, já choveu em setembro e em algumas os índices são bem altos do que o registrado nos últimos anos. Em Costa Rica, do primeiro dia do mês até ontem (8), choveu 41,2 milímetros, o número corresponde a 54% do esperado para todo o mês de setembro.
A chuva também foi intensa em Sonora, que registrou em oito dias 48% dos 68,2 milímetros esperados para o mês inteiro. Outra cidade onde as pancadas também fizeram a alegria dos moradores é Água Clara, com 36,6 milímetros em oito dias dos 75 esperados.
Em Campo Grande, em oito dias, a chuva somou 12,6 milímetros, o que representa 16% do que deve atingir a Capital no mês inteiro. As pancadas mais intensas caíram em algumas regiões da cidade no último domingo (7).
Previsão – Ainda de acordo com o Cemtec, não há previsão de chuva para os próximos dois dias em todo o Estado. Nesta quarta-feira (10), as temperaturas ficam altas, principalmente na região norte. O que preocupa é a umidade relativa do ar, que deve ficar entre 25% e 30%.