VERSÃO DE IMPRESSÃO
Cidades
12/01/2018 16:10:00
Com 42.339 pessoas afetadas, 16 municípios de MS estão em estado de emergência por causa da chuva

G1-MS/LD

Mato Grosso do Sul registrou até o momento 27 ocorrências de desastres naturais neste ano, afetando 42.339 pessoas. Por causa disso, 16 municípios sul-mato-grossenses decretaram estado de emergência por causa dos estragos causados pelas fortes chuvas.

Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, os decretos municipais oficializados são: Coronel Sapucaia, Deodápolis, Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Japorã, Eldorado, Miranda, Rio Verde de Mato Grosso, Bataguassu, Porto Murtinho, Sete Quedas, Tacuru, Iguatemi, Mundo Novo e Amambai.

Em Novo Horizonte do Sul, Eldorado e Itaquiraí já havia dois decretos vigentes, referentes aos estragos anteriores, mas valem para a situação atual. A validade é de 180 dias.

A Defesa Civil informou que a maioria dos decretos foi baseada nas chuvas intensas, mas também há registros por causa de vendaval, enxurradas e alagamento. Vários casos estão relacionados ao início do período das chuvas, ainda no ano passado.

De acordo com o coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Fábio Catarinelli, a contagem é feita incluindo a população indiretamente atingida. Um exemplo são as estradas interrompidas de acesso a um assentamento rural interrompida, que a quantidade de pessoas do entorno é incluída porque é prejudicada.

Até o momento foram constatados somente danos materiais, em especial as estradas vicinais, pontes de madeira e acessos. A Defesa Civil não registrou nenhuma pessoa ferida ou desaparecida por causa das fortes chuvas e alagamentos.

Em Porto Murtinho, onde 360 famílias ficaram desalojadas e desabrigadas no fim de dezembro, a situação já foi normalizada.

O Instituto do Meio Ambiente (Imasul) e a Defesa Civil estão monitorando o nível dos rios nos municípios de Coxim, Aquidauana e Miranda.

Segundo o boletim desta sexta-feira (12), o Rio Taquari, em Coxim, saiu da emergência e está em alerta com 4,78 metros. O Rio Aquidauana chegou a entrar em alerta, mas baixou o nível para 5,39 m e voltou à normalidade. O Rio Miranda deixou a emergência hoje quando atingiu 699 milímetros.