Correio do Estado/AB
Lançada hoje (03) Campanha Estadual de Vacinação contra a Febre Aftosa, que acontece em parceria com o Ministério da Agricultura, Embrapa Pantanal, Federação da Agricultura e Pecuária (Famasul) e Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul).
O ato será realizado na Associação dos Moradores e Produtores da Região da Três Barras, na MS-040, km 10, nesta manhã.
A vacinação começou no Estado no domingo (1º) pela região de fronteira. A medida foi tomada porque essa área é considerada mais vulnerável. A proteção ao gado segue até 15 de maio e os produtores precisam registrar os animais imunizados no prazo máximo de 30 de maio.
De 2 de maio a 1 de junho, as vacinas devem ser aplicadas na região de planalto. Para esta área, o registro deve obedecer o cronograma que vence em 16 de junho.
No Pantanal, a campanha é de 2 de maio a 16 de junho, com limite para registro em 1 de julho.
"As doses das vacinas só podem ser adquiridas pelo produtor durante o período estipulado no calendário, assim como o registro da imunização também tem prazo junto à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro)", informou nota do governo do Estado.
Veterinários do Iagro estão em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Foi criado também o disque-aftosa, pelo número 0800 679120.
"Também é obrigatória em todo o Estado a vacinação contra a brucelose para fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre três e oito meses, com a aplicação de uma única dose da vacina B19, em procedimento que deve ser realizado por um médico veterinário credenciado", divulgou o Iagro. No site da agência, é possível também obter informações.