Da Redação/SF
Acontece neste sábado (8), a partir das 7h, na Academia da Saúde do Bairro Jardim dos Pequis, em Coxim, a primeira Força-tarefa Contra o Mosquito da Dengue de 2020.
Em reunião durante a semana, ficou definida a ação conjunta entre Prefeitura, Câmara de Vereadores, Secretaria Estadual de Saúde, 47º Batalhão de Infantaria, Polícia Civil, Conselho Municipal de Saúde, Hospital Regional de Coxim, e demais forças de segurança, instituições de ensino, entidades nsociais, eclesiásticas, imprensa, entre outros representantes da sociedade civil coxinense.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde indicam que os casos de dengue em Coxim vêm aumentando: em janeiro do ano passado eram 70 casos registrados; já no mesmo mês deste ano, foram contabilizados 165 casos.
"Não queremos perder nenhum irmão coxinense para essas doenças. Estamos combatendo o mosquito com toda nossa equipe e parceiros empenhados. Ainda assim, estamos fazendo a limpeza dos terrenos como forma preventiva de erradicação, apesar de 95% dos focos de mosquitos estarem nas residências. O objetivo é acabar com focos do mosquito e conscientizar toda a população a aderir a essa guerra contra o mosquito", disse o prefeito Aluizio São José.
Aproximadamente 200 pessoas inclusive militares e agentes de saúde e de controle de endemias, divididas em 70 duplas percorrerão 187 quadras dos bairros Vila Bela, Pequi, Previsul, Morada de Deus, Jardim Europa, Jorge Ritt, Jardim Vista Alegre, Olivio Khol, Conjunto Taquari, João Leite Schimidt e arredores. Equipes da Vigilância Sanitária e Polícia Civil estarão a postos também para notificações e casos mais graves.
O objetivo é visitar 3.230 imóveis entre residências, comércios e terrenos (mais de 300), para localizar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, orientando os moradores sobre os cuidados para evitar focos e atentar aos sintomas das doenças.
Havendo necessidade, os proprietários de imóveis que dificultarem os trabalhos ou ficar comprovado desleixo no asseio, oferecendo condições propícias ao mosquito, serão notificados, inclusive sob risco de detenção, pois a área a ser trabalhada está com alto índice de infestação do mosquito.