VERSÃO DE IMPRESSÃO
Cidades
14/09/2015 11:45:00
Depois de morte de bebê, HU nega negligência e direção analisará fatos

Correio do Estado/AB

Depois de denúncias de negligência médica e falta de especialistas para atendimento a gestantes, neste domingo (13), no Hospital Universitário (HU) de Dourados, a direção emitiu nota onde afirma que analisará os fatos. Na nota, desta segunda-feira (14), o Hospital afirma que todos os pacientes foram examinados de acordo com os procedimentos necessários.

Segundo apurado pelo site Dourados News, familiares de pacientes e o Conselho Municipal de Saúde, que acompanhou a situação de perto, relatam que uma mulher perdeu o filho e outra estaria passando por problemas de atendimento no setor obstétrico do local.

Porém, de acordo com o HU, não houve negligência, já que ocorreu o atendimento e orientação para que retornassem quando estivesse em trabalho de parto.

“Quanto aos fatos que foram objeto de denúncia no último final de semana, envolvendo inclusive óbito fetal, o HU-UFGD esclarece que os fatos estão sob análise, mas adianta que todas as pacientes foram examinadas, inclusive com avaliação de caridiotocógrafo (que verifica os batimentos cardíacos do feto) e orientadas para retorno, pois não estavam em trabalho de parto”, relata parte do material.

O Hospital Universitário é referência para partos de baixo e alto risco realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na região de Dourados.

A unidade hospitalar também disse que para avaliação conclusiva das possíveis causas de óbito fetal, seria necessário um serviço de verificação de óbito, que não existe atualmente na cidade.