Notícias MS/LD
Em Mato Grosso do Sul, 6.614 usuários já estão cadastrados para receber os alertas de desastres por SMS. Os dados foram repassados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MS). No Estado, o serviço entrou em funcionamento há uma semana, no dia 15.
Até o momento, somente um alerta foi emitido à população da região sul de MS, em decorrência de chuvas intensas e da incidência de raios. Com o aviso, a Defesa Civil envia orientação sobre como proceder preventivamente para evitar acidentes e danos materiais.
“Lembrando que não há motivo para pânico, o serviço serve para orientar a população a agir preventivamente, evitando danos em decorrência das condições climáticas”, destaca o coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Fábio Catarinelli.
Para se cadastrar, basta enviar mensagem de texto com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse para o número 40199. É possível cadastrar mais de um CEP e o serviço pode ser suspenso quando o usuário desejar, com o envio da palavra SAIR para o mesmo número de adesão.
Os dados sobre a quantidade de inscritos referem-se a celulares de todas as operadoras por todo o Estado até esta segunda-feira (22.01), mas o número aumenta a cada dia devido a novas adesões.
Os alertas via celular são gratuitos e estão em funcionamento em vários estados brasileiros. Até o mês de março deverão ser implantados em todas as regiões do País.