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Cidades
05/03/2014 06:38:19
Empresa investirá R$ 333 milhões na BR-163 e pedágio será em agosto de 2015
A CCR (Companhia de Participações em Concessões) vai investir R$ 333,3 milhões apenas na realização de melhorias na BR-163, conforme o cronograma da privatização divulgado pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre).

CGNews/PCS

Trecho da BR-163, em Campo Grande, que voltou a ficar cheio de buracos após recapeamento vai ser duplicado após privatização (Foto: Marcos Ermínio)
A CCR (Companhia de Participações em \n Concessões) vai investir R$ 333,3 milhões apenas na realização de \n melhorias na BR-163, conforme o cronograma da privatização divulgado \n pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre).
O montante não \n inclui os gastos com a duplicação. O investimento total em 30 anos será \n de R$ 6 bilhões. O órgão estima que a cobrança do pedágio só terá início\n a partir do 18º mês após a assinatura do contrato, prevista para esta \n quinta-feira (6).Além\n de duplicar 847 quilômetros da BR-163, entre as divisas de Mato Grosso \n do Sul com os estados do Mato Grosso e Paraná, a concessão prevê \n investimentos de R$ 333,3 milhões em obras emergenciais.Serão \n aplicados R$ 289 milhões em obras de reparo, como limpeza das pistas e \n acostamentos, restauração preliminar do pavimento, tratamento da faixa \n de domínio, canteiro central, restauração emergencial das obras de artes\n especiais, sinalização, iluminação e instalações elétricas e das vias \n marginais, acessos, trevos e entroncamentos.Um dos itens exige \n que o reparo profundo com cimento asfalto, que representa 5% da extensão\n da rodovia, que está em condições precárias.Nesta etapa, a \n concessionária deverá efetuar obras para garantir a segurança dos \n pedestres e motoristas e aprimorar a apresentação visual da rodovia.Só\n em indenizações para a duplicação da via serão investidos R$ 50 \n milhões. Também estão previstos R$ 44,2 milhões na construção de praças \n de pedágios, reforma e ampliação dos postos da Polícia Rodoviária \n Federal.Só na implantação e substituição de defensas metálicas e construção de cercas de proteção serão investidos R$ 44,2 milhões.PedágioA ANTT prevê que a cobrança de pedágio deverá começar em agosto de 2015, 18 meses após a assinatura do contrato.A\n CCR deverá iniciar a cobrança após duplicar, no mínimo, 10% dos 847 \n quilômetros de rodovia. A previsão é de que o pedágio custe R$ 4,38 a \n cada 100 quilômetros.No primeiro ano da cobrança, a estimativa é \n de que 68,9 mil automóveis, ônibus e caminhões paguem pedágio por dia na\n BR-163 em Mato Grosso do Sul.