VERSÃO DE IMPRESSÃO
Cidades
15/11/2014 07:44:00
Instituições se unem para definir ações ao segmento da Moda no estado
Meta é garantir a projeto adesões de 30 indústrias em 2015.

Assessoria/AB

Representantes de instituições de apoio ao empreendedorismo e desenvolvimento industrial no estado se reuniram na quinta-feira (13) no Sebrae em Campo Grande para definir ações direcionadas ao segmento da Moda para 2015 no Mato Grosso do Sul.

O encontro, mediado por um consultor de mercado, contou com a participação do Sebrae; Sindivest (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação); Senac – Sistema Fecomércio MS; IEL, Sesi e Senai – Sistema Fiems.

“É uma oficina participativa para definir o que cada um dos envolvidos ficará responsável. Então, até dezembro, montaremos um Plano de Ação para atuar junto a estas indústrias da Capital e região a partir do ano que vem”, explica o analista técnico do Sebrae no MS, Milton César de Oliveira.

Experiência bem sucedida

O APL (Arranjo Produtivo Local) do Vestuário da Nova Costura, desenvolvido no Sul do estado, já mobilizou nos últimos sete anos, desde a sua criação, mais de 100 empresas na região com capacitações.

Atualmente, 24 indústrias fazem parte da iniciativa, que produzem média de 12.250 peças por mês. Elas são responsáveis pela produção de Moda Íntima, Moda Feminina, Uniformes, Jeans Wear, Moda Praia, Fitness e Facção.

O projeto é realizado pelo Sebrae com o apoio do Sinvesul (Sindicato das Empresas do Vestuário Industrial da Região Sul de Mato Grosso do Sul), Sesi, Senai, Governo do Estado (através da Seprotur), Prefeituras Municipais, Instituições Financeiras e Associação Nova Costura.

“Queremos usá-lo como exemplo para também promover o desenvolvimento de empresas do segmento em Campo Grande e municípios vizinhos”, reforça Milton César.

Números positivos

Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego, entre 2006 e 2012 o número de empresas industriais formalizadas existentes no setor têxtil e de vestuário de Mato Grosso do Sul apresentou uma taxa média de crescimento equivalente a 7,96% ao ano. Isto representa um total de 352 empreendimentos formais e crescimento médio do setor de 7% ao ano no estado.

Serviço

Para mais informações sobre as soluções do Sebrae às indústrias e demais estabelecimentos de pequeno porte no Mato Grosso do Sul, basta acessar www.ms.sebrae.com.br ou entrar em contato com a Central de Relacionamento no telefone 0800 570 0800.