VERSÃO DE IMPRESSÃO
Cidades
12/05/2015 08:45:00
Mato Grosso do Sul também é referência na criação do Senepol

Da assessoria/LD

O Estado do Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste brasileiro, já detém o terceiro maior plantel de Senepol puro do país, com quase 8.000 animais registrados. Fica atrás apenas de Minas Gerais e Mato Grosso. Uma das razões para este crescimento é a retomada da prática do cruzamento industrial.

Movimentação que fez aumentar a demanda por raças taurinas, especialmente o Senepol, que tem provado ser eficiente no cruzamento industrial a campo.

Pelas dimensões da pecuária brasileira, a oferta de touros Senepol é pequena, mas novos projetos surgem todos os dias tentando reverter essa realidade. Em Alcinópolis (MS), o Condomínio Senepol Taquari está ampliando o plantel com vistas ao comércio de reprodutores.

O prefeito Ildomar Carneiro Fernandes visitou o projeto tocado pelo pecuarista Aníbal Paula de Souza, sua esposa, Irene Alvares de Souza, e os filhos Wagner Alvares de Souza, Leandro Alvares de Souza e Aníbal Paula de Souza Júnior, que teve início em 2011, com a compra de touros reprodutores puros para cruzamento a pasto com a vacas nelores para a produção de bezerros meio sangue.

Em 2012 foram adquiridas as primeiras vacas puras (doadoras), para a produção de animais puros, sendo que os primeiros bezerros puros nasceram em 2013. A meta do Senepol Taquari e produzir 200 animais puros ainda em 2015.

Para tanto, tecnologias reprodutivas tornaram-se parte do dia a dia da família, que até construiu na fazenda um laboratório para as aspiração das doadoras e transferência de embriões. Neste ano, a fazenda começou a participar do Embrapa/Geneplus, um dos programas de melhoramento genético mais respeitados do Brasil.

Diante do destaque de alguns animais, principalmente touros, que são prospectados para a coleta de sêmen em centrais, o Senepol Taquari foi convidado para participar da Expogrande de 2015, onde alguns de seus animais, tendo o seu pioneirismo no município reconhecido junto a maior feira agropecuária do Estado de Mato Grosso do Sul.

Ressalta o Sr. Anibal que o “Senepol é a raça fundamental frente a demanda crescente em aumentar a capacidade produtiva da fazenda, com ciclo rápido, pois os bezerros meio sangue são precoces, não sofrem a desmama, apresentam ganho de peso imediato, com abatimento médio aos 18 meses, e com peso de 18 arrobas (média), e rendimento de carcaça de 55%, o que propicia maior lucratividade da fazenda.

“Finaliza Wagner, que “os animais senepois são dóceis, de fácil manejo, rústicos, precoces, e a carne tem sabor e maciez diferenciados. As matrizes apresentam ótima habilidade materna e longevidade e, os touros são muito férteis e cobrem bem a vacada a campo, mesmo no horário de sol mais quente. O Senepol a raça da pecuária moderna”.