TopMídia/PCS
A baixa iluminação atrelada aos terrenos abandonados tem dificultado a locomoção dos moradores do Altos do São Francisco, em Campo Grande. Em alguns pontos, o mato chega a invadir as calçadas e cobrir o piso tátil, dificultando também a acessibilidade de deficientes.
Os pedestres que utilizam as calçadas do bairro precisam caminhar no meio da rua, já que a vegetação toma conta da área de passagem. A falta de limpeza dos terrenos também prejudica a saúde dos vizinhos que recebem constantemente a “visita” de animais peçonhentos como escorpiões e cobras.
Carlos Henrique, morador do bairro há 10 anos, explica que o mato, em determinadas ruas do bairro, atrapalha a caminhada noturna, além de atrair animais indesejados para seu quintal.
“Na minha casa encontro muitos caramujos e até pequenas cobras.”
Sem espaço para passar carrinhos de bebês, cadeiras de rodas, até os deficientes visuais ficam impossibilitados de caminhar pela região. O que era pra ser uma passagem facilitada, pelo piso tátil, acaba virando um transtorno com o acúmulo de vegetação do lado de fora dos terrenos.
“Cadeirante não consegue passar por aqui, durante a noite os animais saem das tocas, andam tranquilamente pelas calçadas e colocam em risco a vida de todo mundo”, lamenta.