Midiamax/AB
O sábado (3) deve ser de chuva e tempo nublado em Mato Grosso do Sul. As pancadas que começaram durante a madrugada, voltaram a cair forte em algumas regiões da Capital no meio da manhã. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou alerta de queda de granizo para as regiões central, sul, sudoeste e sudoeste e de chuvas intensas até as 22h59 deste sábado em todo o Estado.
O alerta é em grau de perigo com risco de queda de galhos de árvores, alagamentos, incidência de descargas elétricas. A chuva forte já é uma consequência do El Niño, fenômeno caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico será um dos mais fortes já registrados e promete muito calor e chuvas no Estado. Durante setembro, foram registrados 225 milímetros de chuva em Campo Grande. No ano passado, no mesmo período foram 65,8 milímetros.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), a previsão para o sábado é de céu nublado em todo o Estado. A previsão é de dia nublado, com períodos encobertos com pancadas de chuva e trovoadas. Há possibilidade de chuva forte com queda de granizo. A mínima fica em 19 °C e a máxima em 30 °C.
No domingo, a chuva forte deve dar uma trégua, mas as pancadas podem ocorrer na maioria das regiões. A previsão é de chuva mais forte na região do bolsão, onde poderá ter tempestades rápidas com ventos de moderados a muito fortes. As temperaturas mínimas ficarão mais baixas na região de Amambai e Ponta Porã, em torno de 17 °C.
Na região central e Pantaneira, a mínima vai ficar em torno de 20 °C. A umidade relativa do ar ficará ao redor de 45-55%.