Da assessoria/LD
As unidades do Senai em Aparecida do Taboado, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Maracaju, Naviraí, Rio Verde, Sidrolândia e Três Lagoas receberam, nesta quinta-feira (10/09), milhares de estudantes das escolas públicas para apresentar oportunidades concretas de formação profissional no setor industrial de Mato Grosso do Sul. A iniciativa integra as ações da 6ª edição do Mundo Senai, que está sendo realizado em todo o Brasil e oferece à comunidade em geral a chance de conhecer mais sobre a indústria, além de descobrir os caminhos que a entidade disponibiliza para a melhor qualificação.
Segundo a assessora de cooperação e projetos especiais do Senai no Estado, Ilana Coutinho Alencar, as pessoas estão tendo, muitas vezes, o primeiro contato com o leque de cursos profissionalizantes oferecidos pela entidade. “Nós estamos mostrando nossos cursos para todo mundo que pretende melhorar sua qualificação e, principalmente, aos alunos do Ensino Médio que estão em um momento decisivo de escolher uma profissão. Com o Mundo Senai, eles podem ver o que podemos oferecer em termos de curso e infraestrutura, além de esclarecer questões com nossos docentes e alunos”, explicou.
O gerente do Senai de Campo Grande, Marcos Costa, destacou que o Mundo Senai é uma ótima oportunidade para jovens de diferentes escolas conhecerem as ações da entidade. “O interessante é que os próprios alunos do Senai é que que fazem a apresentação, então é aluno falando com aluno e isso provoca uma integração maior”, declarou.
Em Três Lagoas, o gerente do Senai, Adevaldo Vasconcelos, espera receber, nesta quinta (10/09) e sexta-feira (11/09), mais de 1,5 mil pessoas que buscam conhecer o que temos a oferecer. “A unidade abre suas portas para levar informações sobre os serviços e as diversas profissões, proporcionando orientações, fazendo práticas em laboratórios, e buscando estimular a inovação e criatividade, que são tão importantes no dia de hoje”, afirmou.
Na unidade de Rio Verde, o gerente do Senai, Valter Costa, pontua o que é oferecido durante o evento. “A comunidade pode participar das oficinas, manusear equipamentos e tirar dúvidas sobre os cursos relacionados a robótica, automação e eletrotécnica, construção civil, cerâmica, química, além de participar de palestras”, explicou.
Já o gerente do Senai de Maracaju, Edson José Coelho, fala sobre a importância da iniciativa para a comunidade. “Aqui é uma unidade nova, então o Senai é um universo desconhecido para diversas pessoas, e essa é uma oportunidade de mostrar o que temos para oferecer e familiarizar as pessoas com nossa estrutura, além de aproximar a comunidade da escola e fazer com que os alunos possam visualizar as futuras profissões”, comentou.
A supervisora pedagógica do Senai de Sidrolândia, Adriana da Silva Marqueti, reforça que o evento também é relevante para os próprios alunos da entidade. “Os nossos alunos vão ensinar e aprender, enquanto mostram o que tiveram de conhecimento nos cursos. Isso é uma valorização do aprendizado e da profissão”, disse. A coordenadora pedagógica do Senai de Dourados, Maria Cristina Freitas, também destaca a participação dos estudantes da unidade. “Para os alunos do Senai é importante passarem o conhecimento e a experiência que tiveram ao longo do curso, apresentando novas oportunidades e informações para a população”, avaliou.
Para o gerente do Senai de Corumbá, Marcelo Alexandre Zinsly, esse é o momento para a comunidade conhecer o que temos a oferecer. “O Mundo Senai vai gerar interesse nas pessoas em buscar uma profissionalização.
Os visitantes irão conhecer um pouco de cada curso profissionalizante e tirar as dúvidas destas profissões”, pontuou.
Estudantes
Para o estudante do curso de assistente de produção do Senai de Campo Grande, Matheus Miguel, os alunos da unidade também estão aprendendo com as apresentações. “Estamos nos aprofundando em coisas novas e esperamos trazer experiência para os outros alunos e para nós mesmos porque estamos aqui, mas ainda têm certas coisas que não conhecemos, então também estamos aprendendo junto com eles”, afirmou.
Já o aluno do curso técnico em eletrotécnica do Senai de Campo Grande, Henrique Campos, fala sobre a oportunidade que outros estudantes estão aproveitando. “O Mundo Senai abre as portas para os alunos que estão vindo, ajuda eles compreenderem a profissão e ter um conhecimento de várias áreas, além da gente mostrar como é importante um curso técnico hoje”, destacou.
A estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual José Antônio Pereira, Alice Carolina Mendonça, explica a experiência que está vivendo no evento. “Essa visita está ajudando a escolher a profissão e conhecer as várias oportunidades. Nunca tive contato desse jeito com nenhuma profissão e isso vai ajudar muito na escolha da minha carreira”, falou.
A aluna do 1º ano do Ensino Médio da Escola Professora Alice Nunes Zampieri, Stefanie de Campos Santana, também destaca a oportunidade de conhecer várias profissões. “Vou conhecer muitas coisas e ver o que quero para o meu futuro. Já estou no Ensino Médio e tenho que começar a escolher minha profissão e o que quero para minha vida”, concluiu.
Já a estudante Rhilary da Silva, da Escola Dom Bosco de Corumbá, destaca que o Mundo Senai lhe apresentou a robótica. “Se fosse para fazer um curso no Senai, eu faria nesta área”, garantiu. A alua Isabely Cunha, também da Escola Dom Bosco, destacou o curso de química. “Achei muito interessante”, afirmou. Assim também pensa a estudante Nicole Souza, da Escola Dom Bosco de Corumbá, que pretende fazer o curso de química. “Essa é a minha área com certeza”, avisou.
Serviço - O Mundo Senai é um evento gratuito aberto para jovens, alunos e ex-alunos do Senai, escolas e comunidades de todo o País e para participar basta escolher uma das cidades que vai realizar o evento no link http://www.mundosenai.com.br/onde-acontece/