CGNews/LD
Mais populosa do Brasil, com pelo menos 15 mil pessoas vivendo num espaço de 3.600 hectares, a reserva indígena de Dourados, município a 233 km de Campo Grande, comemora hoje, 19 de abril, o Dia do Índio. Em meio a uma disputa com produtores rurais vizinhos das aldeias Bororó e Jaguapiru em decorrência das ocupações de sítios, iniciadas em março, a comunidade formada por guarani-kaiowá e terena se reúne hoje na Vila Olímpica, para comemorar a data.
Nesta terça-feira não tem aula nas sete escolas municipais da área indígena. Os alunos das escolas Agustinho, Araporã, Lacu´i Roque Isnard, Pa´i Chiquito, Ramão Martins, Tengatuí Marangatu e Fernando Meireles foram dispensados para participarem da celebração.
Famílias da comunidade foram convidas para acompanhar os filhos nas atividades recreativas realizadas na Vila Olímpica durante todo o dia pela Funed (Fundação de Esportes de Dourados) e Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul). Segundo a prefeitura, atividades lúdicas e recreativas, com brinquedos infláveis, cama elástica, tobogã e futebol de sabão estão à disposição dos moradores da reserva.
A programação alusiva ao Dia do Índio começou na semana passada em Dourados. Organizadas pela Coordenadoria de Assuntos Indígenas, as comemorações incluíram o concurso Miss e Mister Indígena 2016, que teve como vencedores os jovens terenas Ângela Fernanda Messe, 15, e Sérgio Henrique Machado, 16.
Nesta semana acontece também o 3º Seminário Regional dos Povos Indígenas, com o tema é “Dinâmica da Cultura Indígena no Século XXI”. Uma série de palestras é direcionada à comunidade das aldeias douradenses.