Cidades
05/09/2012 12:35:42
Novo terminal de Cumbica terá hotel e receberá aviões "gigantes"
Terminal 3 terá capacidade de 12 milhões de passageiros por ano. Reforma das pistas deverá afetar a operação em Cumbica.
G1/PCS
\n \n A\n concessionária que venceu o leilão para administrar o Aeroporto Internacional\n de Guarulhos, na Grande São Paulo, apresentou nesta quarta-feira (5) o projeto\n de ampliação e reforma previstas até a Copa de 2014. \n \n A\n principal obra, a construção do Terminal 3, possibilitará o fluxo de aviões de\n classe F, de maior porte, como o Airbus A-380 e o Jumbo 747-800. O novo\n terminal terá ainda um hotel cinco estrelas para passageiros em conexão. \n \n Segundo\n o presidente da Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A,\n Antônio Miguel Marques, as obras em Cumbica contarão com o investimento de R$\n 2,6 bilhões até 2014. No valor já está a adequação da pista 9, que passará de 45 metros para 60 metros de largura para\n receber aviões de classe F. As aeronaves, segundo Marques, não operam no Brasil\n devido a restrições aeroportuárias.\n \n Para passageiros em conexão,\n o Terminal 3 terá um hotel cinco estrelas na área de imigração com 50 quartos para quem\n precisar esperar por voos no dia seguinte. Também até a Copa, um outro hotel\n cinco estrelas com mais de 200\n quartos deverá ser construído próximo ao aeroporto,\n ligado ao empreendimento por uma passarela.\n \n O Terminal 3 terá capacidade\n de 12 milhões de passageiros por ano. As obras, que envolvem reforma nas pistas\n e dos terminais 1 e 2, deverão afetar a operação em Cumbica. Por isso, a\n previsão é que as obras sejam executadas, principalmente, na madrugada, período\n de menor fluxo de passageiros.\n \n Até o fim da concessão, em 2031, a concessionária\n responsável pela reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Guarulhos\n espera ampliar o fluxo de passageiros dos atuais 32 milhões anuais para 60\n milhões. Nos 20 anos de concessão também serão ampliadas as vagas de\n estacionamento de carros e as posições de parada de aeronaves.\n \n Conceito asiático
\n O novo terminal terá 192 mil metros quadrados. O espaço usa o conceito\n asiático de funcionalidade e conforto aos passageiros. Haverá um grande\n investimento em uma estrutura de shopping center, com lojas, restaurantes,\n salas vip e áreas de descanso, diz o presidente da concessionária.\n \n A\n reforma prevê também um novo processador de bagagens para agilizar o serviço e\n a modernização dos sistemas de iluminação e de segurança nos terminais 1 e 2 do\n aeroporto.
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\n O novo edifício-garagem, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2013,\n terá 85 mil metros quadrados e cerca de 2,4 mil vagas. Com ele e a reordenação\n do atual estacionamento, são previstas 10 mil vagas de estacionamento até a\n Copa de 2014. Para 2016, o aeroporto deve completar 20 mil vagas, com a\n construção de outros dois edifícios-garagem.\n \n Para\n facilitar o fluxo de passageiros e a chegada ao aeroporto, a concessionária\n projeta também um terminal rodoviário com capacidade para 22 ônibus. Também são\n esperadas as conclusões de obras do Rodoanel e da Linha 13-Jade, da CPTM, que\n terá uma estação no próprio aeroporto para receber trens vindos do Brás.
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\n O Aeroporto de Guarulhos tem atualmente 54 posições para o estacionamento de\n aeronaves. Até o fim da concessão deverão ser 130 posições, sendo 34 só até a\n Copa do Mundo. Nas pistas, outras alterações previstas são a reforma de pistas\n de rolamento, a construção de saídas rápidas para as aeronaves e a instalação,\n segundo a concessionária, de equipamentos de segurança e áreas de escape nas\n cabeceiras das pistas.
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\n Mesmo com as obras já iniciadas, os responsáveis afirmam que o prazo para\n entrega das obras antes da Copa é apertado. Não temos tempo nem espaço para\n errar, diz Marques. Para agilizar as obras, o projeto tem estruturas\n pré-moldadas, vãos e medidas padronizados e paredes retas. As obras no aeroporto\n começaram há uma semana e cerca de 500 operários trabalham no local.
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\n Com a conclusão de todas as obras, o Aeroporto de Guarulhos terá quatro\n terminais. Os de número 1 e 4 serão destinados apenas a voos domésticos. O\n terminal 2 receberá voos mistos e o 3 terá voos internacionais, de maior\n duração e com aviões de maior porte.
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\n A Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. venceu o leilão\n realizado em fevereiro deste ano e é formada pelo Grupo Invepar, pela operadora\n sul-africana ACSA e pela Infraero.
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\n Aviões gigantes
\n O diretor de Segurança e Voo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas\n (ABEA), comandante Ronaldo Jenkins diz que as obras são necessárias para\n receber o Airbus A-380 e o Jumbo 747-800. "A ampliação da largura da pista\n é positiva e vai aumentar as possibilidades de operação do aeroporto. Guarulhos\n até já recebeu essas aeronaves de grande porte, mas são necessárias operações\n especiais para isso", afirma.\n \n Ele\n explica que nas condições atuais, a amplitude das asas das aeronaves supera a\n da pista, o que aumenta o risco das operações já que parte das asas pode ficar\n sobre região de gramado, onde a chance de uma colisão com aves ou pedras é\n maior.\n \n \n
\n O novo terminal terá 192 mil metros quadrados. O espaço usa o conceito\n asiático de funcionalidade e conforto aos passageiros. Haverá um grande\n investimento em uma estrutura de shopping center, com lojas, restaurantes,\n salas vip e áreas de descanso, diz o presidente da concessionária.\n \n A\n reforma prevê também um novo processador de bagagens para agilizar o serviço e\n a modernização dos sistemas de iluminação e de segurança nos terminais 1 e 2 do\n aeroporto.
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\n O novo edifício-garagem, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2013,\n terá 85 mil metros quadrados e cerca de 2,4 mil vagas. Com ele e a reordenação\n do atual estacionamento, são previstas 10 mil vagas de estacionamento até a\n Copa de 2014. Para 2016, o aeroporto deve completar 20 mil vagas, com a\n construção de outros dois edifícios-garagem.\n \n Para\n facilitar o fluxo de passageiros e a chegada ao aeroporto, a concessionária\n projeta também um terminal rodoviário com capacidade para 22 ônibus. Também são\n esperadas as conclusões de obras do Rodoanel e da Linha 13-Jade, da CPTM, que\n terá uma estação no próprio aeroporto para receber trens vindos do Brás.
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\n O Aeroporto de Guarulhos tem atualmente 54 posições para o estacionamento de\n aeronaves. Até o fim da concessão deverão ser 130 posições, sendo 34 só até a\n Copa do Mundo. Nas pistas, outras alterações previstas são a reforma de pistas\n de rolamento, a construção de saídas rápidas para as aeronaves e a instalação,\n segundo a concessionária, de equipamentos de segurança e áreas de escape nas\n cabeceiras das pistas.
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\n Mesmo com as obras já iniciadas, os responsáveis afirmam que o prazo para\n entrega das obras antes da Copa é apertado. Não temos tempo nem espaço para\n errar, diz Marques. Para agilizar as obras, o projeto tem estruturas\n pré-moldadas, vãos e medidas padronizados e paredes retas. As obras no aeroporto\n começaram há uma semana e cerca de 500 operários trabalham no local.
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\n Com a conclusão de todas as obras, o Aeroporto de Guarulhos terá quatro\n terminais. Os de número 1 e 4 serão destinados apenas a voos domésticos. O\n terminal 2 receberá voos mistos e o 3 terá voos internacionais, de maior\n duração e com aviões de maior porte.
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\n A Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. venceu o leilão\n realizado em fevereiro deste ano e é formada pelo Grupo Invepar, pela operadora\n sul-africana ACSA e pela Infraero.
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\n Aviões gigantes
\n O diretor de Segurança e Voo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas\n (ABEA), comandante Ronaldo Jenkins diz que as obras são necessárias para\n receber o Airbus A-380 e o Jumbo 747-800. "A ampliação da largura da pista\n é positiva e vai aumentar as possibilidades de operação do aeroporto. Guarulhos\n até já recebeu essas aeronaves de grande porte, mas são necessárias operações\n especiais para isso", afirma.\n \n Ele\n explica que nas condições atuais, a amplitude das asas das aeronaves supera a\n da pista, o que aumenta o risco das operações já que parte das asas pode ficar\n sobre região de gramado, onde a chance de uma colisão com aves ou pedras é\n maior.\n \n \n