assessoria
Em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente (5 de junho) e a Semana do Meio Ambiente (de 1 a 6 de junho), a Polícia Militar Ambiental realizará vários trabalhos de Educação na Capital e no interior de Mato Grosso do Sul, em parceria com diversos órgãos.
Confira a programação em cada cidade:
COXIM – A PMA de Coxim realiza nesta sexta-feira (29) a limpeza do rio Taquari, a partir das 14h00, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.
CAMPO GRANDE - À partir das 13h30, dos dias 1 (segunda-feira), 2 e 3, as crianças e adolescentes do Projeto Florestinha desenvolverão diversos trabalhos educativos, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMADUR) e Ministério Público Estadual. No Centro de Educação Ambiental Florestinha (CEA/FLORESTINHA), localizado do Parque Cônsul Assaf Trad, o Projeto Florestinha receberá 70 alunos por dia, da escola CEINF Domenica e escola Balão Mágico, para trabalhos de Educação Ambiental, os quais são desenvolvidos no formato de Oficinas temáticas. São elas:
- Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.
- Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados (empalhados), com palestra sobre a importância da fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc., em suma, discussões sobre as causas que levaram os animais a estarem empalhados ali e não na natureza..
- Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.
- Plantio de Mudas, com palestra sobre desmatamento, erosões e importância da flora, etc.
Blitz Educativa - No dia 1 (segunda), à partir das 14h30min, várias crianças e adolescentes do Projeto Florestinha, juntamente com funcionários e técnicos do Ministério Público Estadual realizarão uma blitz educativa, na avenida Cônsul Assaf Trad, nas proximidades do semáforo do Shopping Bosques dos Ipês.
PROJETO FLORESTINHA (Capital) - Durante todo o mês de junho diversos trabalhos de Educação Ambiental continuarão a ser desenvolvidos. Na semana de 15 a 19, o Projeto Florestinha da Capital realizará trabalhos de Educação Ambiental nas escolas de Laguna Caarapã, Distritos e aldeias do município.
PROJETO FLORESTINHA DE AQUIDAUANA – Em Aquidauana, Policiais Militares Ambientais e as crianças e adolescentes do Projeto Florestinha dessa cidade farão no dia 1º, a limpeza do córrego Água Preta; no dia 2 farão uma blitz educativa e no dia 3 farão plantio de mudas das matas ciliares do córrego Água Preta.
RIBAS DO RIO PARDO – No dia 6 de Junho (sábado) – Policiais Militares Ambientais de Campo Grande, a Prefeitura Municipal, pescadores profissionais e amadores, bem como os ribeirinhos e a comunidade, com expectativa de participação de 20 embarcações realizarão a limpeza do rio Pardo. As atividades partem do balneário Mantena, à Usina Hidrelétrica Mimoso. É o 9º ano consecutivo que a limpeza do rio é realizada.
DOURADOS - Nos dias 1, 2 e 3 de Junho a PMA de Dourados montará um estande, com animais taxidermizados e produtos de crimes ambientais, no intuito de discutir com a população os vários temas importantes relativos ao equilíbrio ambiental. O estante será montado em um evento do Instituto de Meio ambiente de Dourados (IMAM), na Universidade Unigran de Dourados.
BATAYPORÃ –No dia 6 de junho, A PMA participa do Passeio Ecológico pelo rio Baía, o qual é realizado anualmente pela Prefeitura Municipal de Batayporã e várias entidades.
CORUMBÁ – Entre os dias 1 a 5, a PMA realizará trabalhos de Educação Ambiental para 260 alunos do Instituto Federal. Haverá passeio no rio com palestras, na lancha do Projeto Sala de Aula Flutuante da PMA, pelo rio Paraguai e Baía do Tamengo. Também serão desenvolvidos trabalhos de Educação Ambiental no quartel da Polícia Militar Ambiental. Trabalho de orientação aos turistas no Porto Geral também serão realizados.
NAVIRAÍ - A PMA de Dourados e Naviraí realizarão, nos dias 12 e 13 de junho, teatro de fantoches e trilhas ecológicas com alunos de Naviraí, no Parque Municipal e no Quartel da PMA.
IGUATEMI – De 22 à 26 de junho, a PMA de Dourados estará com o labirinto ambiental e palestras sobre conservação ambiental, resíduos sólidos, fauna, desmatamento e vários outros temas. “LABIRINTO AMBIENTAL” – labirinto em que as crianças visitam e deparam com os ambientes montados com os problemas ambientais de incêndios, erosões, desmatamentos, até encontrarem um ambiente equilibrado.