VERSÃO DE IMPRESSÃO
Cidades
17/09/2016 10:29:00
Projeto Florestinha realiza Educação Ambiental com 1.100 alunos em São Gabriel

Da Redação/AB

Foto: Divulgação PMA

Dia 21 de setembro é o dia Internacional da Árvore e a PMA (Polícia Militar Ambiental), por meio do Projeto Florestinha e parceiros, realizam de 14 a 27 de setembro, trabalhos de Educação Ambiental em Campo Grande e em três cidades do interior: São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Ladário.

Os trabalhos de Educação Ambiental iniciaram-se na cidade de São Gabriel do Oeste, em parceria com a Prefeitura Municipal, com uma equipe do Projeto Florestinha da Capital, que atendeu 1.100 alunos de várias escolas. Os trabalhos de Educação Ambiental na cidade encerram-se nesta sexta-feira (16) à tarde e foram executados em forma de oficinas didáticas com as seguintes temáticas:

  1. Plantio de Mudas Nativas, com palestras sobre a importância da vegetação, problemas relativos aos desmatamentos, erosões, assoreamento, degradação de fauna, etc. (100 mudas serão plantadas).

  2. Reciclagem de papel, com palestra sobre a importância da reciclagem, do consumo consciente e os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

  3. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados (empalhados), com palestra sobre a importância da fauna, bem como os problemas que a afetam, como caça, atropelamentos de animais silvestres, tráfico, manutenção de animais silvestres em cativeiro, pesca, etc.

  4. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: águas, desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos.

  5. Casa da Energia, com palestra sobre economia de energia, matriz energética, impactos ambientais e fontes renováveis.

  6. Trilhas ecológicas – as trilhas já existem dentro do Parque. Nelas as crianças do Projeto Florestinha farão passeio com alunos, discutindo a importância da vegetação, bem como discutindo os problemas relativos ao desmatamento desregrado, visto que toda a área do parque era constituída por processos erosivos (Somente na Capital – Duas sedes do Projeto Florestinha).

RIO VERDE - 19 a 23 de setembro – A equipe da Unidade do Projeto Florestinha, que funciona no Parque Estadual Matas do Segredo, na Capital realizará Educação Ambiental, com a mesma metodologia de oficinas supracitadas, em escolas públicas e privadas da cidade de Rio Verde de Mato Grosso, e atenderá aproximadamente 2.000 alunos.

O Comando da PMA considera extremamente proveitoso o trabalho de Educação Ambiental, haja vista, toda a movimentação da população em defesa das questões ambientais. O Comando acredita que, só por meio da Educação Ambiental, com crianças e adolescentes, as infrações e crimes ambientais diminuirão e, as decisões deles, que no futuro estarão no Comando das ações no País, com certeza, serão mais planejadas do que estão sendo agora.

Na verdade, quando se realiza Educação Ambiental, está se realizando a prevenção da prevenção. Ou seja, evita-se por meio da sensibilização, que essas crianças e adolescentes de hoje venham a delinquir, cometendo crimes e infrações, degradando o ambiente. Quando se prende ou se autua alguém por crime ou infração, o dano já foi causado e, muitas vezes, é irreversível. A prevenção é sempre mais importante do que a repressão, em especial nas questões ambientais.

Só por meio da Educação Ambiental as infrações e crimes ambientais diminuirão. A repressão sempre será necessária em virtude da ganância humana, mas com este trabalho, a necessidade de reprimir será sempre menor e consequentemente a geração atual e futura desfrutará de um meio ambiente equilibrado e consequentemente melhor qualidade de vida.