CGN/LD
Com exuberantes balneários e cachoeiras, Rio Verde de Mato Grosso comemora 71 anos de emancipação político administrativa nesta segunda-feira (16). A cidade tem 20.393 habitantes conforme estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A Prefeitura do município divulgou programação religiosa em comemoração ao aniversário de Rio Verde. A Marcha para Jesus saíra da Praça das Américas, às 16h30, e tem encerramento às 19h, com show do cantor gospel Bruno Roques.
Os primeiros habitantes da região foram indígenas do povo Caiapó, até que bandeirantes entraram no território, no século 17. A partir de 1729, com o estabelecimento de Domingos Gomes Belliago, a região passou a ser mais explorada, afastando os indígenas que moravam por ali.
A formação de um povoado na região começou apenas por volta de 1885, quando novos migrantes chegaram ao local e instalaram-se em pequenas propriedades rurais. Garimpo de pedras preciosas em rios da região também atraíram migrantes, principalmente da região Nordeste, a partir de 1911.
Em 1930, com planos de colonizar a região, o comerciante Porfírio Gonçalves passou a doar lotes de terra a quem quisesse construir casas no território onde hoje se estabeleceu Rio Verde de Mato Grosso. No ano seguinte, o Governo do Estado elevou o povoado à categoria de distrito, subordinado a Coxim.
A emancipação político-administrativa da município de Rio Verde de Mato Grosso ocorreu em 16 de dezembro de 1953, pela Lei Estadual 707.